O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, na tarde desta segunda-feira (8), o Senegal como anfitrião dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2022. Concorriam também Botswana, Nigéria e Tunísia — todas do continente africana. O evento acontece entre os meses de maio e junho em três cidades: Dakar, Diamniadio e Saly. Essa é a primeira vez que um país africano irá sediar a competição olímpica para jovens de até 18 anos.
— É hora da África — disse o presidente do COI, Thomas Bach, durante a cerimônia em Buenos Aires, onde está acontecendo os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018.
— Este momento é muito importante para a África e, em particular, para o Senegal. Desejo expressar em nome de todos os africanos nossa gratidão e nosso reconhecimento por terem nos escolhido — disse o presidente senegalês Macky Sall.
Alguns detalhes sobre a realização da competição foram revelados. O mandatário africano anunciou que um estádio de 50 mil lugares e uma linha de trem serão construídos. Já a nova data, entre os meses de maio e junho, teria sido escolhida afim de reduzir os riscos de proliferação de doenças tropicais.
Os membros da candidatura senegalesa salientaram também que haverá um esforço para garantir o sucesso do evento.
— Posso prometer nosso compromisso e meu próprio compromisso. Faremos tudo o que pudermos para recebê-lo nas condições mais excepcionais. Tenha certeza de que o Senegal será capaz de enfrentar esse desafio — declarou Sall.