A tocha paraolímpica foi acesa na manhã desta terça-feira no Rio de Janeiro. O revezamento da chama termina nesta quarta-feira, quando o fogo irá acender a pira, na cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. A solenidade ocorreu no Museu do Amanhã, de onde a tocha iniciou sua trajetória de dois dias pela cidade.
O fogo que percorreu cinco capitais brasileiras se uniu à outra chama, que veio de Stoke Mandeville, cidade britânica considerada berço do esporte paraolímpico. O ator e judoca Breno Viola, que tem Síndrome de Down, acendeu a tocha e pediu um país mais humano e com menos discriminação.
Leia mais:
Shirlene Coelho será a porta-bandeira do Brasil nos Jogos Paraolímpicos
Jogador se afasta da NBA para cuidar da mulher com tumor no cérebro
Única cidade do revezamento na região Sul, Joinville recebe a Tocha Paraolímpica
– Essa chama fez eu ter o espírito paralímpico e ela está aqui no Rio de Janeiro, na minha terra – disse ele emocionado.
Os presidentes do Comitê Paraolímpico Internacional, Philip Craven, do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman participaram do evento, além do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do Ministro do Esporte, Leonardo Picciani.
Philip Craven disse estar entusiasmado para o início dos jogos, que ele considerou transformadores.
– Esses jogos farão e abrirão todo um continente para os Jogos Paraolímpicos – afirmou.
O ministro do esporte, Leonardo Picciani, disse acreditar que "os exemplos de superação, fair play e força de vontade vão emocionar os brasileiros". Ele disse ainda que quem ganha com o evento são os cariocas e o Rio.
*AGÊNCIA BRASIL
Entrando no clima
Tocha Paraolímpica inicia revezamento no Rio de Janeiro
Trajeto da chama termina nesta quarta quando o fogo irá acender a pira
Agência Brasil
GZH faz parte do The Trust Project