Que saudades do João do Pulo, que até recorde mundial batia. Mais isso era lá nos anos 1970. Nos Jogos do Rio 2016, não havia nenhum brasileiro disputando medalha no salto triplo. A prova foi dominada pelos norte-americanos durante a final realizada no Estádio Engenhão, rebatizado de Estádio Olímpico durante a Olimpíada.
Chris Taylor ficou com a medalha de ouro. Ele conquistou o bicampeonato, já que havia vencido também em Londres 2012, alcançando 17m86cm. O compatriota Will Claye (17m76cm) faturou a prata, deixando o bronze no peito do chinês Bin Dong (17m13cm).
Leia mais:
Fabiana Murer falha três vezes e é eliminada no salto com vara
Allan do Carmo termina maratona aquática na 17º colocação
Thiago André não faz bom tempo nos 1500m e está fora do Rio 2016
As marcas ficaram bem abaixo dos recordes mundial e olímpico, muito provavelmente em virtude do sol e do calor. Os atletas ficam muito tempo expostos a esta condições, à espera da sua vez de saltar, já que a prova é longa. Assim, desgastam-se.
O recorde mundial é do britânico Jonathan Edwards: 18m29cm, registrado há 21 anos, em 1995. O recorde olímpico foi assinalado no ano seguinte, em Atlanta-1996, por Kenny Harrison, também da Grã-Bretanha, com 18m09cm.
Mas que deu saudades do João do Pulo, deu.
*ZHESPORTES
Americanos em alta
Estados Unidos domina salto triplo e faz dobradinha no pódio
Chris Taylor e Will Claye ficaram com o ouro e a prata respectivamente
GZH faz parte do The Trust Project