A terceira noite de finais da natação, nesta segunda-feira, não foi tão emocionante quanto o domingo com três quebras de recorde mundiais e o primeiro ouro de Michael Phelps. O americano voltou à piscina e classificou-se em segundo para a final dos 200m borboleta, enquanto a húngara Katinka Hosszu faturou seu segundo ouro nos Jogos. Os brasileiros, que estavam envolvidos em disputas de semifinais, não foram adiante.
Leia mais:
Bolt sai do isolamento, dança com passistas e projeta recorde no Rio
Brasileira do rúgbi é pedida em casamento por voluntária durante premiação
Melo e Soares eliminam dupla de Djokovic e avançam às quartas de final
Logo na primeira prova da noite, uma participação brasileira. Manuella Lyrio fez o 12o tempo nas semifinais dos 200m livre feminino e ficou de fora da final, enquanto as estrelas Sarah Sjodstrom, da Suécia, e Katie Ledecky, dos EUA, fizeram as duas melhores marcas e passaram com tranquilidade para a final.
Na final dos 200m livre masculino, o chinês Sun Yang levou a melhor, com o sul-africano Chad Le Clos em segundo e Conor Dwyer, dos Estados Unidos, com o bronze.
A húngara Katinka Hosszu venceu seu segundo ouro no Rio de Janeiro nos 100m costas, batendo a americana Kathleen Baker, prata, e Kylie Masse e Yuanhui Fu, que cravaram tempos idênticos e ficaram, as duas, com o bronze.
Ryan Murphy foi o destaque dos 100m costas masculino ao cravar 51s97, vencendo o ouro com o recorde olímpico e ficando a apenas três centésimos do recorde mundial.
Nos 100m peito feminino, Lilly King, dos EUA, levou o ouro, com a russa Yulia Efimova em segundo e a americana Katie Meili com o bronze.
Depois, chegou a hora de mais uma participação de Michael Phelps na Olimpíada. O americano disputou a semifinal dos 200m borboleta e passou à decisão, mesmo que tenha ficado atrás do húngaro Tamas Kenderesi. Os brasileiros Leonardo de Deus e Kaio Márcio não conseguiram vaga.
*ZHESPORTES