Mergulhada no escândalo de doping, a Rússia ficará de fora das provas de atletismos dos Jogos Rio 2016. A decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), tomada na manhã desta quinta-feira, barrou a constelação de atletas russos da competição na capital carioca, o que impactará no quadro de medalhas.
Banida de competições internacionais desde novembro pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), por conta de um vasto esquema de doping, a situação russa na Olimpíada pode piorar. O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidirá nos próximos dias se o país será suspenso de todas as modalidades do torneio.
Leia mais:
Wada liga governo da Rússia a esquema de doping
Tribunal rejeita recurso, e Rússia fica fora do atletismo nos Jogos Rio 2016
Futuro da Rússia nos Jogos Rio 2016 pode ser decidido pelo COI no próximo domingo
A delegação de atletismo do país é o principal expoente de medalhas da Rússia em Olimpíadas. Na edição de Londres 2012, os russos conquistaram 17 medalhas: oito ouros, quatro pratas e cinco bronzes. Terminando a competição com o quarto lugar no quadro geral, com 82 medalhas no total.
Porém, a previsão para os Jogos no Rio não seria das melhores: de acordo com a projeção da empresa Infostrada Sports, a Rússia conquistaria apenas sete pódios no atletismo (um ouro, quatro pratas e dois bronzes).
Diante deste quadro, a atual campeã mundial no salto em altura, Mariya Kuchina seria a campeã no Brasil; Sergey Shubenkov (110 metros com barreiras), Tatyana Lysenko (lançamento de martelo), Anna Chicherova (salto em altura) e Ekaterina Koneva (salto triplo) ficariam com o a prata. Já Elmira Alembekova (marcha atlética de 20km) e a equipe do revezamento 4x400m deveria ganhar o bronze no Rio de Janeiro.
Confira os principais nomes do atletismo que ficarão de fora dos Jogos Rio 2016:
*ZHESPORTES