As Olimpíadas são o grande momento da carreira de diversos atletas. E muitos astros do esporte estarão no Rio justamente em busca da glória. Outros, porém, já consagrados, estarão em casa durante os Jogos.
Por razões que vão desde o doping até o medo do vírus zika, passando por decisões técnicas, lesões, punições coletivas e falha na classificação, craques como Roger Federer, LeBron James, Cesar Cielo e Elena Isinbaeva verão a primeira Olimpíada realizada na América do Sul pela TV.
Vários deles já chegaram no topo do pódio e têm medalhas de ouro nas suas coleções. Outros estavam atrás da sua primeira honra olímpica. Veja os principais nomes que não virão ao Brasil em agosto:
Roger Federer
Suíça – Tênis
Motivo – Lesão
Um dos principais astros do tênis mundial, o suíço anunciou sua decisão de não jogar no Rio nesta semana. Ele se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo, feita em fevereiro, e fica fora das quadras até o final da temporada.
Maria Sharapova
Rússia – Tênis
Motivo – Doping
Flagrada em um exame no Aberto da Austrália pelo uso de Meldonium, um remédio originalmente usado para tratar isquemias, Maria Sharapova foi punida, em março, com dois anos de exclusão do circuito mundial. A medicação era utilizada pela russa para tratar de uma deficiência de magnésio e, até o ano passado, era permitida pela Wada (Associação Mundial Antidoping).
Steph Curry
Estados Unidos – Basquete
Motivo – Decisão própria
Muitos torcedores querem ver a seleção americana de basquete em ação na Olimpíada. Quem acompanhar a equipe, porém, não verá Steph Curry: o armador do Golden State Warriors decidiu se preservar para se recuperar plenamente das lesões no tornozelo e joelho que sofreu nos playoffs da NBA.
LeBron James
Estados Unidos – Basquete
Motivo – Decisão própria
Campeão da NBA com o Cleveland Cavaliers, LeBron James será outro nome ausente da Olimpíada. O astro alegou que precisa descansar após uma longa temporada de jogos. James foi campeão olímpico em 2008 e 2012, em Pequim e Londres.
Jason Day
Austrália – Golfe
Motivo – Medo do zika
O australiano, considerado o melhor golfista da atualidade, não estará no Rio para a estreia do seu esporte na Olimpíada. Citando medo de ser infectado com o vírus zika, Day disse que não participaria dos Jogos pelo "risco potencial para uma futura gravidez" da sua esposa.
Rory McIlroy
Grã-Bretanha – Golfe
Motivo – Medo do zika
Assim como seu adversário Jason Day, Rory McIlroy será outro golfista ausente da Olimpíada do Rio. O britânico também citou o medo do vírus zika como motivo para não vir ao Brasil.
Elena Isinbaeva
Rússia – Salto com vara
Motivo – Punição coletiva
Bicampeã olímpica e recordista mundial do salto com vara, Elena Isinbaeva está fora do Rio por conta da punição da IAAF (Associação das Federações Internacionais de Atletismo) e do COI à Federação Russa de Atletismo. Diversos atletas do país foram pegos em exames antidoping após o Mundial de 2013, em Moscou, em um megaesquema arquitetado pelo Ministério do Esporte russo. Com isso, decidiu-se pela punição coletiva – e Isinbaeva, que nunca foi pega no antidoping, está fora da competição.
Sergey Shubenkov
Rússia – Atletismo
Motivo – Punição coletiva
Atual campeão mundial nos 110 metros com barreiras, o russo é mais um atleta fora do Rio por conta da punição coletiva do COI ao esquema de doping orquestrado pelo país. Assim como Isinbaeva, Shubenkov nunca foi pego em testes antidoping.
Kendra Harrison
Estados Unidos – Atletismo
Motivo – Não se classificou
Uma das principais velocistas do mundo nos 100 metros com barreiras, a americana Kendra Harrison falhou na seletiva do seu país para o Rio e ficou de fora da Olimpíada. Na última semana, ela bateu o recorde mundial da prova durante a disputa da Liga Diamante, em Londres.
Paulo Dybala
Argentina – Futebol
Motivo – Decisão do clube
Um dos grandes novos nomes do futebol argentino, Paulo Dybala brilhou na temporada da Juventus e era uma das estrelas da seleção hermana para a Olimpíada. A Juve, porém, não o liberou para participar da competição – os clubes não são obrigados a deixar seus atletas jogarem – e, por isso, Dybala não virá ao Brasil.
Cesar Cielo
Brasil – Natação
Motivo – Não se classificou
Campeão olímpico em 2008, tricampeão mundial nos 50 metros livres, recordista mundial dos 50 e 100 metros livres, Cesar Cielo é o maior nadador da história do Brasil. Porém, ele vem de dois anos ruins na carreira e, na seletiva nacional, não conseguiu vaga em nenhuma das suas provas.
Murilo Endres
Brasil – Vôlei
Motivo – Decisão do técnico
Duas vezes campeão mundial e vice-campeão olímpico com a seleção brasileira, o gaúcho Murilo Endres não terá a chance de lutar pelo ouro em casa. Capitão da equipe, o ponteiro foi cortado da relação final da Olimpíada pelo técnico Bernardinho – e decidiu se aposentar da seleção.
Seleção masculina da Sérvia
Sérvia – Vôlei
Motivo – Não se classificou
Principal ausência entre os esportes coletivos no Rio, a seleção de vôlei masculino da Sérvia não conseguiu a vaga na seletiva europeia, disputada em janeiro. Os sérvios venceram o Brasil na decisão da Liga Mundial, em julho.
*ZHESPORTES