A Rússia estará nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A tão aguardada decisão foi tomada neste domingo pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que sofreu pressão de países como Estados Unidos e Canadá para excluir os russos da Olimpíada em solo brasileiro, devido aos escândalos de doping sistemáticos no país.
No entanto, o COI impôs regras rígidas para a participação da Rússia. Atletas que já foram flagrados em exames antidoping, mesmo que já tenham cumprido pena, serão proibidos de competir no Rio de Janeiro.
Leia mais
Rússia agradece decisão do COI
Agência americana antidoping diz que COI "não agiu como líder"
Melhorias na área ambiental do Rio devem ficar apenas nos projetos
A decisão sobre a participação dos atletas russos na Olimpíada brasileira ficará a cargo das federações internacionais de cada esporte. Estas entidades precisarão avaliar, competidor por competidor, se ele atende os requisitos determinados pelo COI.
O comitê exige que as federações analisem o histórico de cada atleta em exames antidoping internacionais, e vetará qualquer nome citado no relatório independente do advogado canadense Richard McLaren, que detalhou todas as falhas no sistema antidopagem da Rússia.
Além disso, cada federação terá o poder de vetar uma modalidade por completo, como já fez a Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf). A entidade barrou a Rússia das provas de atletismo na Rio-2016.
*LANCEPRESS