Os tenistas tchecos Tomas Berdych e Karolina Pliskova desistiram dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 por medo do zika vírus. O jogador número oito do mundo divulgou, neste sábado, em sua conta oficial no Twitter sua desistência.
– Sinto muito anunciar que não vou fazer parte dos Jogos Olímpico no Rio de Janeiro – afirmou o jogador de 30 anos – O motivo é o vírus da Zika que assola o país dos Jogos Olímpicos – completou.
Leia mais:
Por zika, tenista número 5 do mundo desiste do Rio 2016: "Riscos muito elevados para a minha saúde"
Raonic não disputará a Olimpíada preocupado com o zika vírus
Após atentado em Nice, Brasil revê medidas de segurança da Olimpíada
O tenista também argumentou prioridades familiares em relação à saúde para a tomada da decisão. Berdych é casado desde o ano passado com a modelo Ester Satorova. O tcheco também não defendeu sua equipe na Copa Davis contra a França, neste fim de semana, pelas quartas de final do Grupo Mundial.
Sua compatriota, a tenista Karolina Pliskova, número 16 do mundo, também anunciou que não participará dos Jogos pelo mesmo motivo.
– Compartilho do temor sobre possíveis efeitos do zika vírus – manifestou a tenista à agência tcheca CTK.
No Brasil, Berdych disputaria o torneio de simples e de duplas, ao lado de Radek Stepanek, enquanto Pliskova jogaria ao lado de Lucie Safarova.
Berdych e Pliskova se somam à lista, que conta com o canadense Milos Raonic e a romena Simona Halep, que descartaram participar da Olimpíada devido ao zika.
O norte-americano John Isner e o austríaco Dominic Thiem também já afirmaram que não vão participar do torneio. Porém, ambos deixaram claro que a decisão foi tomada pelo fato da competição não somar pontos no ranking.
*AFP