Aquele 1% de risco de ficar fora da Olimpíada, o gaúcho Lutimar Paes, 27 anos, espera dizimar a partir desta quinta no Troféu Brasil, em São Bernardo do Campo. Aquele 1% de chance de alcançar a terceira disputa olímpica, o veterano Jadel Gregório busca transformar em realidade também na cidade paulista – caso contrário, chegará ao fim a carreira de um dos maiores nomes da história do atletismo brasileiro.
Vivendo o auge da carreira, Lutimar é o primeiro do ranking nacional nos 800m. Com índice já obtido para a Olimpíada, o atleta natural de Cruz Alta se diz "99%" dentro do Rio 2016. Isso porque na modalidade que compete, apenas ele e Kleberson Davide detêm a marca necessária para chegar aos Jogos. Há lugar para três atletas do país no Rio. Além disso, a conquista do GP Brasil, há poucos dias, dá fortes sinais de que dificilmente poderá ser superado por algum compatriota.
Leia mais:
Museu Olímpico ensina as palavras "gostosa" e "bundão" a visitantes
Rio Grande do Sul espera chegada da tocha olímpica
Com Luan, William e Dourado, seleção olímpica é convocada para o Rio 2016
Vivendo possivelmente o último momento da carreira, Jadel, 35 anos, já não é mais aquele mesmo que em 2007 obteve o recorde sul-americano do salto triplo. A marca de 17m90cm perdura até hoje e é a nona maior da história da modalidade. Com a promessa de se aposentar após o Troféu Brasil, o campeão do Pan do Rio, em 2007, só irá à Olimpíada se saltar acima de 16m85cm. Ele não alcança a marca desde 2012.
Depois de ficar dos Jogos de Londres por 30 centésimos, Lutimar chega ao Troféu Brasil completamente focado nos treinamentos. Ainda atende o telefone e responde mensagens no WhatsApp porque há certo tempo até a Olimpíada . A partir da metade de julho, dará atenções apenas a um seleto grupo: a mulher Maria Teresa e o filho João Pedro, de cinco anos. Ainda assim, de longe.
– Daqui algumas semanas vou para Paipa, na Colômbia, ficar 30 dias. Vou me isolar de tudo para fugir da euforia. Vou falar com a família apenas, pouquíssima gente. Para ser um momento meu mesmo, não entrar no oba-oba – planeja Lutimar.
Depois de ficar fora dos Jogos de Londres por conta de lesões, Jadel Gregório chega ao Troféu Brasil dividido pela vida de atleta e de secretário-adjunto de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. O sonho de chegar ao Rio parece mais distante do que um dia foi alcançar Atenas e Pequim – edições olímpicas de 2004 e 2008, nas quais terminou em quinto e sexto colocado.
Sobre o Troféu Brasil
Dos 40 atletas brasileiros qualificados e dos nove convocados para a Olimpíada, 42 estarão no Troféu Brasil a partir desta quinta, às 8h, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo. A ocasião será a última oportunidade para os brasileiros conseguirem índices olímpicos no atletismo.
O evento contará com a participação de cerca de 800 atletas de 107 clubes. Competidores da Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Venezuela estarão presentes como convidados.
*ZHESPORTES