Dos 444 atletas brasileiros assegurados na Olimpíada, até o momento, 100 são militares. O número exato de competidores das Forças Armadas que estarão no Rio de Janeiro foi divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Defesa.
Com esses números, 22,5% dos representantes do Brasil na Olimpíada são militares. A quantidade cumpre o objetivo das Forças Armadas, que assim praticamente dobra o número de representantes que foram aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Na ocasião, foram 51.
– É um marco relevante na história do desporto militar brasileiro e representa para nós integrantes do Ministério da Defesa um grande privilégio podermos ofertar esta vultosa contribuição para a transformação do Brasil em potência olímpica. Uma justa aspiração há muito tempo acalentada. Como ainda existem vagas em disputa, temos grandes possibilidades de ampliar esta participação – disse o diretor do Departamento de Desporto Militar, almirante Paulo Zuccaro.
Leia mais:
Divulgada tabela completa do vôlei feminino nos Jogos Rio 2016
Para priorizar Olimpíada, Rafael Nadal não atuará em Wimbledon
Para minimizar pressão, Magnano diz: "O basquete não acaba nos Jogos Olímpicos"
Atingido o primeiro objetivo, Zuccaro estabelece um novo plano. O diretor espera ver as Forças Armadas colaborando na conquista de pelo menos 10 medalhas – foram cinco em Londres.
– Este feito aumenta nossos compromissos e nossas responsabilidades na busca de outra meta: a de que nossos atletas militares conquistem pelo menos 10 medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com garra, técnica e vibração, chegaremos lá.
*ZHESPORTES