Com uma novidade, o técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, anunciou nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, as 19 convocadas para os treinamentos da temporada antes da Olimpíada, em agosto. A levantadora Naiane, do Camponesa/Minas, está na lista pela primeira vez. Para os Jogos, o comandante fará sete cortes.
Leia mais
Nadal deseja ser o porta-bandeira da Espanha nos Jogos Olímpicos
Gustavo Tsuboi evita vexame e se garante na Olimpíada no tênis de mesa
O desempenho do Brasil na história do quadro de medalhas das Olimpíadas
Ainda sem saber se poderá contar com Fabíola, grávida de sete meses, Zé Roberto disse em entrevista coletiva que vai aguardar o pós-parto da jogadora para saber se ela estará na Rio 2016. Enquanto isso, prepara um plano B. Além de Naiane, Roberta confirmou a expectativa e brigará por uma vaga após bons desempenhos na reta final da Superliga.
– Se for pensar em segunda levantadora, em quem já agregou valor à Seleção e a seu portfólio, é a Fabíola. A Roberta foi convocada no ano passado. Já havia um comprometimento nosso de ela vir treinar na equipe, não como convidada, mas como convocada. Assim nós fizemos. Novidade acho que é realmente a Naiane – disse Zé, que torce pela boa recuperação de Fabíola:
–Rezamos para que ela volte bem. Mas ficar só com a Roberta como reserva é muito arriscado. Então, achamos por bem convocar uma terceira levantadora, que se apresentou muito bem nas últimas duas temporadas - avaliou.
Os demais nomes não fugiram do esperado: a levantadora Dani Lins, titular da posição, as ponteiras Jaqueline, Fernanda Garay, Natália, Gabi e Mari Paraíba, as centrais Thaisa, Fabiana, Juciely, Adenízia e Carol, as opostos Sheilla, Tandara e Monique e as líberos Camila Brait e Leia. Para a Rio-2016, ele fará sete cortes, pois só pode levar 12 atletas.
Fabiana e Leia já se apresentam nesta segunda-feira em Saquarema, enquanto as atletas que disputaram a final da Superliga, no domingo, chegarão no dia 11. Garay e Sheilla, que atuam no exterior, se integrarão ao grupo até o final do mês.
O Brasil terá o Grand Prix como principal compromisso antes da Olimpíada. Para a Seleção, o torneio começa no dia 9 de junho, contra a Itália, na Arena Carioca 1, enquanto o Maracanãzinho passa por reformas.
Além disso, uma equipe "B" será convocada para disputar o Montreux Volley Masters, na Suíça. Do grupo anunciado nesta segunda, a única que jogará a competição é Naiane. Outros nomes que também se destacaram na Superliga terão chance de mostrar serviço. Embora ele não tenha anunciado, dentre as cotadas estão as opostos Paula e Rosamaria, convocadas no ano passado.
– Nós gostaríamos de trabalhar com um grupo mais reduzido agora, mas não podemos ficar com a conta do chá, muito em cima do número de jogadoras. Temos de pensar em vários aspectos de treinamento e de evolução técnica ou tática, mas temos alguns problemas físicos - disse o técnico, que não descarta mudanças até agosto.
Jaqueline preocupa
Apesar de ter garantido presença na convocação, a ponteira Jaqueline ligou o sinal se alerta de Zé Roberto. Além de ter feito uma temporada abaixo da expectativa pelo Sesi-SP, ela apresentou um problema pulmonar e precisou ir para o hospital, o que deve retardar sua apresentação.
- Eu continuo preocupado com a Jaqueline. Hoje de manhã ela teve de passar no hospital. Está com um problema pulmonar. Estava marcada a apresentação dela em Saquarema, mas ela não se sentiu muito bem e está sendo avaliada neste momento no Sírio. Preocupa nesse sentido. Fisicamente a gente sempre está com atenção grande em relação a ela. É uma jogadora importante, que tem fundamentos significativos a dar para a seleção. A gente espera que ela esteja bem e que possa se apresentar o mais rápido possível – disse Zé.
Confira a lista:
Levantadoras
Dani Lins
Fabíola
Roberta
Naiane
Centrais
Fabiana
Thaisa
Juciely
Carol
Adenízia
Opostos
Sheilla
Tandara
Monique
Pontas
Natália
Fernanda Garay
Jaqueline
Gabi
Mari Paraíba
Líberos
Camila Brait
Léia
*LANCEPRESS