Ao terminar no sexto lugar geral no Campeonato Sul-Americano da Classe Nacra 17, nesta sexta-feira, no Iate Clube do Rio de Janeiro, a dupla de velejadores olímpicos do Veleiros do Sul, Samuel Albrecht e Isabel Swan, conquistou o título da classe e largou na frente na disputa pela vaga olímpica. O evento contou com a participação de 26 duplas de 17 países.
Conforme a decisão do Conselho Técnico da Vela, os resultados no Sul-Americano e na III Copa Brasil (que tem início na terça-feira) irão definir a dupla olímpica para 2016 na classe.
Torben Grael é primeiro brasileiro a entrar no Hall da Fama da vela
– Estamos focando no dia após dia, regata após regata. Largamos na frente na disputa pela vaga olímpica, mas a Copa Brasil é um novo campeonato. Nosso objetivo é manter uma boa média para conquistarmos a vaga nos Jogos Rio 2016 – disse a proeira Isabel, medalhista olímpica com um bronze em Pequim-2008.
O Sul-Americano foi composto por 12 regatas, e neste último dia a dupla do Veleiros do Sul somou 96 pontos perdidos, apenas dois de diferença para os ingleses Ben Sexton e Nicola Groves, que terminaram em quinto, e nove do quarto lugar, que ficou com os dinamarqueses Allan Norregaard e Anette Emille Viborg.
André Baibich: velhinhos bons de vela
O primeiro lugar ficou com os neozelandeses Gemma Jones e Jason Saunders, com os italianos Vittorio Bissaro e Silvia Sicouri em segundo, e os suíços Matias Buhler e Nathalie Bruggir em terceiro. No pódio sul-americano, Samuel Albrecht e Isabel Swan foram os melhores, com os argentinos Santiago Lange e Cecilia Carranza em segundo (no décimo lugar geral) e os brasileiros João Bulhões e Gabriela Nicolino de Sá em terceiro (13º lugar geral).
*ZHESPORTES