"Histórica", é assim que Marcelo Melo resume sua temporada no circuito mundial de tênis em 2015. O brasileiro número um do mundo vive um ano especial após destituir os norte-americanos Bob e Mike Bryan do topo do ranking de duplas da ATP, e ser indicado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como um dos melhores atletas olímpicos de 2015.
VÍDEO: após evento-teste de tênis, Bruno Soares manda dicas para Marcelo Melo
- Fiquei muito feliz por ser indicado, isso mostra que realmente foi um ano especial - declarou.
E apesar de Melo não ter conquistado o troféu na cerimônia de gala do COB na última terça - onde o canoísta Isaquias Queiroz ficou com o prêmio de melhor atleta -, a temporada dele foi recheada de triunfos. O mineiro venceu seis torneios, sendo quatro deles consecutivos e um Grand Slam. E foi justamente após vencer no saibro francês de Roland Garros que o brasileiro percebeu o topo do ranking cada vez mais próximo e possível de ser alcançado ainda em 2015.
Imagem: AFP
Em 2016, Marcelo Melo garante foco na Olimpíada: "Oportunidade única"
- Sabíamos que estávamos cada vez mais perto, porque estamos jogando melhor a cada ano. Mas depois de Roland Garros, com certeza virou a principal meta - revelou em entrevista à ZH.
Neste final de temporada, o duplista está vestindo a camisa do Singapore Slammers na Internacional Premier Tennis League (IPTL), torneio que reúne os melhores jogadores do mundo em times na Ásia. Entre um treino e outro, Melo atendeu rapidamente a reportagem de ZH para falar sobre Olimpíada e revelou que, além de atuar ao lado de Bruno Soares nos Jogos Rio 2016, tem planos de também disputar medalha nas duplas mistas.
Penneta deixa em aberto a possibilidade de disputar a Olimpíada
- Quero sim (atuar nas duplas mistas). Ainda não sabemos efetivamente quem vai jogar, vamos ver como todos nós vamos estar no ranking - afirmou.
Nos Jogos Olímpicos, o tênis começará a ser disputado no dia 6 de agosto, no Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. A estrutura já foi testada e aprovada pelos tenistas brasileiros.
Federer aceita convite e jogará duplas mistas com Hingis nos Jogos Rio 2016
Confira alguns trechos da entrevista com o melhor duplista do mundo:
A torcida aposta em você, e no Bruno Soares, para conquistar a primeira medalha do tênis brasileiro em Olimpíada. Vocês acreditam nela?
Acreditamos sim. Sabemos que temos um longo caminho pela frente, desde preparação física até a psicológica, um conjunto de coisas.
Vocês farão alguma preparação especial para os Jogos Olímpicos? Já decidiram em quais torneios competirão juntos antes da Olimpíada?
Com certeza vamos fazer, porém ainda não decidimos. Temos ainda um bom período para organizar tudo da melhor forma possível.
Quem são os favoritos a medalha nas duplas nos Jogos Rio 2016?
São os irmãos Bryan, eles formam a melhor dupla da história.
Como você vê a decisão da ITF em não computar para o ranking os pontos da Olimpíada? Acreditas que isso pode prejudicar essa edição?
Não acredito que vá prejudicar. Para mim, Olimpíada é uma competição especial, totalmente diferente do circuito. Acho que todos vão considerar da mesma maneira.
O que os brasileiros podem esperar do Marcelo Melo para 2016?
Podem esperar a mesma dedicação, força de vontade de representar da melhor maneira nosso país, tentando ser um bom exemplo também para as crianças que estão começando no tênis.
Serena Williams será estrela do Calendário Pirelli de 2016
*ZHESPORTES
Ótimo ano
Número um do mundo nas duplas, Marcelo Melo resume temporada: "Histórica"
Em 2015, o tenista mineiro destituiu os irmãos Bob e Mike Bryan do topo do ranking mundial
GZH faz parte do The Trust Project