Izabella Chiappini, jovem promessa do polo aquático brasileiro, figura entre as maiores atletas da modalidade no mundo. Aos 20 anos, ela foi uma das indicadas pelo conceituado site WaterPoloWorld ao prêmio de melhor jogadora da temporada 2015.
- Foi uma grande surpresa, com certeza inesperado. Isso mostra que todo meu esforço e dedicação estão valendo a pena - disse emocionada.
Marco Grael e Gabriel Vargas garantem vaga na Olimpíada na classe 49er
Até o dia 1 de dezembro, através do site WaterPoloWorld.com, o público pode votar em suas atletas preferidas. As três primeiras colocadas passam para uma outra fase, que será encerrada no dia 31 de dezembro. A vencedora será anunciada no início de janeiro.
Iza, como é conhecida, joga polo aquático desde os 12 anos no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Seu pai, Roberto Chiappini, é o atual técnico da equipe feminina do clube, além de ser ex-jogador da modalidade. Apaixonada pelo esporte desde cedo, a loira de 1m71cm ressalta que seu desenvolvimento como atleta não seria possível sem o apoio do clube e da seleção brasileira.
Brasil tem 63 atletas já confirmados na Olimpíada de 2016
- Meu clube, o Pinheiros, minhas colegas de clube e seleção, meus técnicos, e também meus médicos e fisioterapeutas que estão sempre cuidando de mim fora dágua. Todos eles são fundamentais para que o meu jogo evolua a ponto de ser indicada a essa premiação - afirmou.
Iza durante os Jogos Pan-Americanos de Toronto. Imagem: Sátiro Sodré/SSPress
A atleta foi medalhista de bronze e artilheira dos Jogos Pan-Americanos de Toronto com 22 gols marcados. Visando os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, Iza é pé no chão e reconhece que as equipes europeias são um obstáculo na busca pela medalha.
Quinze alunos de escolas gaúchas vão conduzir a tocha olímpica em 2016
- Na Olimpíada, tem times do mundo todo. Os times europeus são muito fortes, e, como só há 8 vagas, muitos times fortes ficam de fora. De qualquer forma, temos trabalhado muito para fazermos uma grande campanha dentro de casa - declarou - A torcida pode esperar bom jogos, com muita raça e dedicação da seleção. Estamos muito focadas nesse objetivo - prometeu.
A equipe feminina brasileira de polo aquático já está garantida nos Jogos Olímpicos por ser país-sede. As outras sete vagas serão distribuídas em 2016: quatro através dos pré-olímpicos continentais (Europa, de 10 a 23 de janeiro de 2016, em Belgrado, na Sérvia; África, Ásia e Oceania sem data ainda confirmada) e outras três durante o pré-olímpico mundial de 2016, no mês de março, em Gouda, na Holanda.
Dilma Rousseff apresenta os 10 mandamentos dos Jogos Rio 2016
*ZHESPORTES
Em alta
Indicada ao prêmio de melhor do mundo, brasileira do pólo aquático promete dedicação na Olimpíada
Izabella Chiappini está entre os destaques da temporada 2015 segundo concurso do site WaterPoloWorld
GZH faz parte do The Trust Project