Uma das polêmicas envolvendo a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, foi solucionada nesta quarta-feira. O governo federal confirmou que o Aeroporto Santos Dumont será fechado entre meio-dia e 17h entre os dias 8 e 18 de agosto do próximo ano.
A decisão foi tomada em reunião do Comitê Gestor dos Jogos e impulsionada após a realização do evento-teste da vela, na Baía de Guanabara, em agosto deste ano, quando as rajadas de vento causadas pelo tráfego dos aviões atrapalharam diversos competidores da RS:X masculina, classe mais leve. O aeroporto está localizado ao lado da Baía, que receberá a maioria das provas de vela. A rota de pouso e decolagem das aeronaves, inclusive, é feita logo acima do ponto das competições.
Com isso, os voos com destino a Santos Dumont serão redirecionados ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. O local atualmente passa por reformas de modernização, recebeu um investimento total de R$ 2 bilhões e, assim, poderá receber um fluxo adicional de 1,5 milhão de passageiros durante a Olimpíada.
O Galeão está com 75% das obras concluídas e, de acordo com a concessionária RioGaleão, que administra o aeroporto, o aumento no fluxo de aeronaves direcionadas ao Tom Jobim não será um problema. Estima-se que cerca de 104 voos com destino ao Santos Dumont seriam cancelados por dia, e mais de 150 mil passageiros poderiam ser afetados.
*LANCEPRESS