Das mãos do vice-presidente da Coca-Cola no Brasil para os Jogos Olímpicos, Flávio Camelier, vieram os primeiros convites a quem vai carregar a tocha olímpica Rio 2016. Os quatro indicados foram conhecidos nesta quarta-feira (12), em evento no Rio de Janeiro. O restante dos cerca de 12 mil condutores serão escolhidos através de promoções dos patrocinadores do tour, que começa em Atenas, na Grécia, em maio do próximo ano.
Nalbert, campeão olímpico de vôlei em Atenas 2004, é um dos quatro primeiros a conduzir um dos símbolos olímpicos. Vai repetir gesto dos Jogos Pan-Americanos de 2007, também no Rio, quando se machucou e participou das competições carregando a tocha.
- Sei o que é essa emoção. Tive bons resultados como atleta, mas acho que os valores olímpicos devem ser ressaltados. Acredito que é uma tremenda oportunidade que todos nós estamos tendo. Me sinto um privilegiado, de verdade, por ter sido escolhido e vou tentar trazer bons princípios a todos os jovens, principalmente - disse Nalbert.
Com a campanha "Isso é Ouro", que passa a ser veiculada em veículos de comunicação a partir desta semana, a Coca-Cola busca exemplos de superação ou de diversão através de atividades físicas. O público em geral poderá participar da promoção e concorrer a uma das 12 mil vagas disponíveis para a condução da tocha através do site issoeouro.cocacola.com.br.
Além de Nalbert, os outros três escolhidos até agora representam esses critérios. O garoto Gabriel Rocha, de 13 anos, é um deles. Com paralisia cerebral desde que nasceu, participou recentemente ao lado do pai da Maratona do Rio. Rodrigo, pai de "Biel", como é conhecido, valoriza a chance de mostrar a atividade física como ferramenta de inclusão.
- Agradeço não só pela oportunidade para mim e para o Gabriel, mas pelos pais e filhos que também passam por isso, para que a gente mostre que é possível fazer quando se pensa em superação - ressalta ele.
A tocha olímpica Rio 2016 também será conduzida por Lara Leite de Castro e Jobson Junior. Lara foi a primeira brasileira na história a fazer esse gesto, na Olimpíada de Barcelona, em 1992. Professora de educação, na época foi escolhida num concurso de redação. Jobson Junior é morador de uma comunidade do Rio e foi escolhido pelo exemplo de dedicação ao vir de Pernambuco no ano passado, ter aprendido música sozinho e ter vencido, mesmo em pouco tempo, um concurso para ser garoto-propaganda da Coca-Cola.
Além da ação com a campanha "Isso é Ouro", a Coca-Cola também vai escolher mais condutores através de eventos como os Jogos Escolares da Juventude e as Paralimpíadas Escolares.
Outros dois patrocinadores dos Jogos Rio 2016, a Nissan e o Bradesco, também desenvolvem ações para escolha dos condutores da tocha. A Nissan convida o público em geral a participar da promoção no site quemseatreve.com.br. Basta contar uma história de atrevimento e dedicação.
O Bradesco promove no site revezamentobra.com.br uma ação onde o internauta poderá indicar um amigo para participar do tour pelo Brasil. Basta preencher o cadastro e participar. As promoções dos patrocinadores vão até outubro e novembro de 2015. Os vencedores serão conhecidos até o final do ano.
* Rádio Gaúcha