O brasileiro Thiago Monteiro sentiu o gostinho da vitória na sua estreia do Australian Open, mas a deixou escapar ao perder dois match points e permitir a virada do japonês Kei Nishikori por 3 sets a 2, parciais de 4/6, 6/7 (4/7), 7/5, 6/2 e 6/3, após quatro horas e seis minutos de partida. O número 106 ainda reclamou de dores na região da virilha esquerda e precisou de atendimento médico durante a partida.
Monteiro somou seu oitavo revés consecutivo em Grand Slam e continua sem conseguir vencer Nishikori, perdendo os dois confrontos que fez até hoje contra o japonês. No duelo anterior, o asiático fez 3 a 0 em Wimbledon em 2019. Sua última vitória em um dos quatro principais torneios do circuito foi em 2022, no US Open, diante do eslovaco Alex Molcan.
Já o japonês aguarda o vencedor da partida entre o americano Tommy Paul e o australiano Christopher OConnel para conhecer seu adversário na próxima fase. Nishikori já chegou às quartas de final em quatro oportunidades em Melbourne, sua melhor colocação até o momento.
Na partida, Thiago Monteiro impôs um ritmo forte, com saques certeiros e conseguiu a primeira quebra de serviço no quinto game. Assim que ficou à frente do placar, não saiu mais e administrou a vantagem até confirmar a vitória no set inicial por 6/4, com 11 bolas vencedoras (winners) contra nove e 82% de aproveitamento dos pontos com o primeiro serviço.
A segunda parcial começou equilibrada, mas o brasileiro parecia estar mais concentrado, tanto que se manteve calmo mesmo quando sacava em 5-6 e 15/40. Com um ace, ele empatou a disputa e, no tie-break, aproveitou dos erros do rival para vencer por 7/4, em um segundo set sem quebras.
No começo do terceiro set, um susto: Monteiro precisou evitar sete break points para confirmar o serviço, mas tudo levava a crer que a vitória seria do brasileiro. O longo primeiro game durou 15 minutos. Quando estava vencendo por 5/4, ele teve duas oportunidades de fechar a partida no saque do japonês, mas Nishikori reagiu, suportou a pressão e virou, vencendo por 7/5, após quebrar o saque do cearense no 11º game.
No quarto set, a maré virou. Monteiro reclamou de dores da virilha esquerda e precisou de atendimento médico, quando já perdia por 4/1. Em quadra, já não mostrava o mesmo nível de concentração e permitiu uma vitória fácil do japonês, que empatou o duelo com um 6/2.
Thiago Monteiro continuou lutando com as dores no último set e com dificuldades para movimentação lateral não foi páreo para Nishikori. O brasileiro de 30 anos até chegou a sair na frente, mas teve dois serviços quebrados e viu seu adversário sacar com extrema facilidade para confirmar a vitória e consequentemente a classificação.
O próximo representante do Brasil a atuar no Aberto da Austrália será Thiago Wild, que entrará em quadra neste domingo (12). Ele terá pela frente o húngaro Fabian Marozsan, 57º do ranking da ATP. O confronto está marcado para às 22h10 (de Brasília).