Embora vários clubes tenham anunciado contratações desde dezembro, quando o Brasileirão foi encerrado, a janela de transferências de fato foi aberta apenas nesta sexta-feira (3).
Isto significa que, a partir desta data, os clubes podem inscrever seus reforços no BID, sistema de registros de contrato da CBF. Esta primeira janela vai até 28 de fevereiro.
O período irá servir para a montagem dos elencos que vão disputar os Estaduais, fase de grupos da Libertadores e da Copa Sul-Americana, fases iniciais da Copa do Brasil e primeiro turno do Brasileirão.
Três janelas em 2025
Em razão do Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho e terá participação de quatro clubes brasileiros, a CBF acatou a sugestão da Fifa e criou uma janela extra para contratações nesta temporada.
Portanto, ao contrário de outros anos, em 2025 serão três períodos de transferências no futebol brasileiro. O segundo será de apenas uma semana, antes do Mundial, entre 2 e 10 de junho, enquanto a última janela ficará aberta entre 10 de julho e 2 de setembro, permitindo aos clubes contratarem jogadores para a reta final das competições.
- Primeira janela: 3 de janeiro de 2025 a 28 de fevereiro de 2025
- Janela para o Mundial de Clubes: 2 de junho de 2025 a 10 de junho de 2025
- Segunda janela: 10 de julho de 2025 a 2 de setembro de 2025
E na Europa?
A janela está aberta para chegadas e também para saídas. As vendas para clubes do exterior, entretanto, dependem da condição de transferência de cada país.
Conhecido na Europa como janela de inverno, o período já começou por lá. Os principais países do continente, como Inglaterra, Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália e Holanda, permitem chegadas de reforços até 4 de fevereiro.
Destinos de alguns sul-americanos, a Turquia permite inscrições até 11 de fevereiro, enquanto a Rússia até 20 de fevereiro e Ucrânia 11 de março.
E na Ásia?
Na Arábia Saudita, país que tem feito grandes investimentos no futebol sul-americano, os jogadores podem ser inscritos até 30 de janeiro.
Na China a janela abre em 6 de janeiro e vai até 18 de fevereiro, enquanto nos Emirados Árabes ela inicia em 15 de janeiro e segue até 11 de fevereiro.
A Coreia do Sul (entre 17 de janeiro e 27 de março) e o Japão (entre 22 de janeiro e 27 março) também são destinos comuns para brasileiros.
E na América do Norte?
O México voltou a investir pesado no futebol sul-americano e já está registrando reforços. A janela do país vai até 2 de fevereiro.
Na MLS, principal liga dos Estados Unidos, o período será mais longo, mas ainda não começou. As equipes poderão se reforçar entre 31 de janeiro e 23 de abril.