
A contratação de Neymar por parte do Santos entra para lista de maiores retornos de craques ao futebol brasileiro.
De Romário a Ronaldo — e além de Ney —, relembre os principais nomes que voltaram para o Brasil depois de atuar na Europa. A lista foi montada em ordem cronológica.
Craques que voltaram ao futebol brasileiro
Zico
Com mais de uma década pelo Flamengo, Zico se transferiu para a Udinese em 1983. Por lá, jogou até 1985, quando voltou ao clube carioca.
Rivaldo
O retorno de Rivaldo ao futebol brasileiro aconteceu em 2004, quando foi anunciado pelo Cruzeiro. Por lá, não conseguiu ir bem e voltou à Europa. Em 2011, assinou com o São Paulo.
Romário

Romário tinha acabado de ser eleito o melhor jogador do mundo e de ganhar a Copa pelo Brasil quando retornou ao país. Em 1995, o baixinho saiu do Barcelona para assinar com o Flamengo.
Em outras oportunidades, o atacante deixou o Brasil e retornou posteriormente, passando também por Fluminense e Vasco.
Adriano Imperador

No final de 2007, Adriano assinou com o São Paulo para temporada de 2008. O atacante saiu da Inter de Milão rumo ao Morumbi. Depois, voltou à Itália, pouco jogou e foi para o Flamengo. Na sequência, passou por Roma e retornou ao país pela terceira vez para vestir a camisa do Corinthians.
Ronaldo Fenômeno

Em dezembro de 2008, Ronaldo era anunciado pelo Corinthians. Após passagem por PSV, Inter de Milão, Real Madrid e Milan, o atacante campeão do mundo pela Seleção Brasileira retornava ao futebol brasileiro.
Roberto Carlos

Roberto Carlos assinou com o Corinthians em novembro de 2009 para a temporada de 2010. O lateral-esquerdo foi revelado pelo Palmeiras, passou por Inter de Milão, Real Madrid e Fenerbahçe.
Ronaldinho Gaúcho

O outro Ronaldo também voltou para o Brasil depois de jogar pelo Milan. Ronaldinho Gaúcho foi apresentado pelo Flamengo em janeiro de 2011, após a tentativa do Grêmio de repatriá-lo. No Velho Continente, ainda vestiu as camisas de PSG, Barcelona e Milan. Aqui, jogou também pelo Atlético-MG, onde foi campeão da Libertadores, e pelo Fluminense.
Kaká

O meia Kaká saiu do São Paulo no início do século, rumo ao Milan. Depois de passar pelo Real Madrid e retornar ao clube italiano, voltou ao Morumbi, em 2014.
Marcelo

O lateral-esquerdo Marcelo ficou mais de 15 anos no Real Madrid e jogou uma temporada no Olympiacos, da Grécia, antes de voltar para o Fluminense, seu clube de origem. Em 2023, o jogador chegou ao Rio de Janeiro para levar o time ao título inédito da Libertadores.
Thiago Silva

Outro jogador revelado pelo Fluminense e que retornou após passagem na Europa, Thiago Silva assinou com o clube carioca em 2024.