A carioca Stephany Assis foi o grande destaque do "Campeonato de la República de levantamento de peso", em Bariloche, na Argentina.
Em uma prova perfeita na categoria até 71kg feminino, ela acertou as seis tentativas, bateu um recorde nacional no arranco, dois no total e alcançou índice para o Campeonato Pan-Americano sub-20. Por detalhe, não atingiu também o índice para o Mundial da categoria.
Seu desempenho foi o melhor na sua faixa de peso, com 96 kg no arranco, 112 kg no arremesso e 208 kg no total, bem acima da argentina Milena Ayala, que fez 90 kg no arranco, 110 kg no arremesso e 200 kg de total.
Os brasileiros são convidados no evento e não são contemplados com medalhas, embora disputem uma competição própria, a Copa da Amizade, que premiará os melhores países após a soma de seis resultados. Além de Brasil e Argentina, atletas de Chile, Paraguai e Uruguai também estão competindo em Bariloche.
Stephany fez uma prova muito segura. Foi a última a pisar na plataforma, iniciando o arranco com 90 kg, sem sustos. Assim foi na sequência, com 93 kg e depois, quando bateu o recorde nacional, levantando 96 kg, superando em um quilo a marca anterior, dela mesma.
Na sequência, um arremesso também perfeito. Ao levantar 103kg, já atingiu o índice para o Campeonato Pan-Americano Sub-20, que era de 198 kg de total. Na segunda tentativa, levantou 107 kg, somando 203 kg e batendo pela primeira vez o recorde no total.
Na terceira ida, Stephany voltou a ser perfeita no movimento, agora com 112 kg e batendo novamente o recorde do total, com 208 kg. O índice para o Mundial era de 212 kg.
Demais brasileiros
Na mesma prova de Stephany Assis, Marcella Piovesan também fez boa participação, embora não tenha conquistado o índice para o Pan-Americano. A atleta tentou bater o peso para disputar na categoria de baixo, até 64 kg, mas pesou 64,9 kg e teve que disputar na faixa acima. Ela fez 90 kg no arranco, 104 no arremesso, com 194 kg no total, sendo a terceira colocada.
Felipe Dias, na categoria até 89kg. O brasileiro liderou a prova e seria medalhista de ouro, estabelecendo as marcas de 140 kg no arranco, 176 kg no arremesso e 316 kg no total, porém insuficientes para atingir o índice do Pan-Americano Sub-20, que era de 321 kg no total.