A Série B 2024 terminou no último domingo (24) repleta de destaques. Alguns nomes podem ser úteis para a Grêmio ou Inter para a temporada 2025. Confira, a seguir, 10 nomes listados por Zero Hora:
Erick Pulga (ponta-esquerda)
A lista não poderia começar diferente se não com o artilheiro da competição. Mesmo não sendo centroavante nato, Erick Pulga balançou as redes 13 vezes e terminou como o jogador que mais marcou gols na Série B em 2024. O ponta de 24 anos soma passagens por clubes de menor expressão. No meio do ano, recebeu sondagens de equipes da Série A como Athletico-PR, Bahia e Corinthians.
Fabrício Dominguez (volante)
Um dos destaques do Sport, que garantiu o acesso à elite nacional na última rodada da Série B, é o volante uruguaio Fabrício Dominguez. Mesmo, em tese, atuando distante do setor ofensivo, ele terminou a competição com 10 gols. Emprestado ao time pernambucano desde janeiro, essa foi sua primeira experiência no Brasil. Com o fim da temporada, ele retorna ao Racing, clube que o revelou.
Guilherme (ponta-esquerda)
Velho conhecido do Grêmio, Guilherme foi um dos protagonista da volta ao Santos à Série A do Brasileirão, sendo o artilheiro da equipe na temporada. O ponta de 29 anos participou de 18 gols em 31 jogos disputados. Durante o ano, chegou a despertar o interesse do Flamengo, mas o clube carioca optou por repatriar o ponta Michael. Tendo vínculo com o Peixe até 2026, o atleta já recebeu sondagens de Vasco e Cruzeiro, mas também de times do Japão e da Arábia Saudita.
Alesson (meia)
Aos 25 anos, o meia-esquerda Alesson foi o principal jogador do Vila Nova, que na metade do segundo turno ainda brigava pelo acesso. O atleta terminou como vice-artilheiro da Série B, com 11 gols. Além disso, distribuiu seis assistências. Com contrato com o time goiano até o fim do ano que vem, o meia já está na mira de outros clubes e deve ser negociado.
Saulo Mineiro (atacante)
Também vice-artilheiro da competição, ao lado de Alesson, Saulo Mineiro tem média de 1,7 participação em gols a cada três partidas. Com 27 anos, o centroavante soma passagens por clubes emergentes.
Lucas Ronier (ponta-direita)
Jovem promessa do Coritiba, Lucas Ronier é um ponta com força ofensiva e tem muita técnica para sair jogando de trás. Ao longo do torneio, em 35 jogos disputados, marcou seis gols e deu cinco assistências. Por conta do seu desempenho e da pouca idade — com 20 anos completados em novembro — ele apresenta grande potencial.
João Pedro Tchoca (zagueiro)
Com apenas 21 anos, o zagueiro João Pedro Tchoca foi peça-chave na reta final da campanha que rendeu o acesso ao Ceará. O defensor assumiu a titularidade em outubro e fez boas atuações pela equipe nordestina. Ele pertence ao Corinthians, no qual tem contrato até 2026.
Matheus Frizzo (meia)
Ex-Grêmio, Matheus Frizzo se salvou como um dos poucos pontos positivos do Coritiba, que decepcionou na tabela, terminando na 12ª colocação. Em junho, o meia chegou a marcar o "gol que Pelé não fez", contra o Ituano. Canhoto, o jogador de 26 anos balançou as redes em 10 ocasiões na Série B.
Giuliano (meia)
Revelado pelo Inter e com passagem pelo Grêmio, Giuliano também foi uma das peças fundamentais para o Santos neste ano. Titular do Peixe em boa parte da temporada 2024, o meia marcou nove gols e distribuiu duas assistências. Informações dos portais de São Paulo indicam que o jogador não deve mais jogar pelo clube, já que ele pediu para rescindir seu contrato.
Chrystian Barletta (atacante)
Superando as passagens frustradas por Ceará e Corinthians, Barletta foi um dos protagonistas do Sport na temporada, especialmente na reta final. Em 32 jogos, o atacante de 23 anos marcou nove gols e distribuiu três assistências.
*Produção: Leonardo Bender e Nikolas Mondadori