O Boston Celtics mostrou nesta terça-feira (19) que não tem 18 títulos na NBA por acaso. Com grande apresentação, o atual campeão fez 120 a 117 e acabou com a sequência de triunfos do Cleveland Cavaliers, então o último invicto da atual edição. O duelo também valeu pela Copa NBA e quis o destino que fosse no TD Garden, onde perdeu pela última vez um jogo oficial, que o time de Donovan Mitchell somasse seu primeiro revés na atual temporada.
Boston e Cleveland se enfrentaram na semifinal da Conferência Leste da temporada passada e os campeões ganharam fácil, por 4 a 1. No dia 15 de maio, fecharam a série com 113 a 98. A nova edição começou e os Cavaliers vinham enfileirando vitórias até op reencontro desta terça.
Com início arrasador, segundo quarto perfeito e incríveis 22 bolas de três pontos, os Celtics dominaram a partida do início ao fim e ofuscaram os 35 pontos do cestinha Mitchell, que se machucou nos segundos finais — em choque com Jayson Tatum que o fez deixar a quadra sangrando.
— Este foi um grande teste para nós e, infelizmente, não conseguimos a vitória — lamentou Mitchell, que fez 18 pontos apenas no quarto final, no qual os Cavaliers tentaram uma reação, sendo 14 nos últimos quatro minutos.
— Foi uma medida para a gente. Você quer ver onde está (invicto), mas não dá muito peso a isso. Não há campeonato em novembro (decisões) e não seremos o mesmo time de agora em abril (nos playoffs) — complementou o armador.
Mitchell lamentou a perda da invencibilidade, mas mostrou-se sereno com a jornada que a equipe terá. — É ótimo fazer parte da história (recorde de triunfos seguidos em uma largada da NBA pelo Cleveland). Gostaríamos de ter continuado. Mas, como eu disse, não há campeonatos em novembro — frisou.
— Você quer fazer parte da história, mas agora é coisa do passado. Acabou. E, você sabe, foi uma boa corrida. Foi divertido. Quando você está jogando um bom basquete e obviamente ganhando jogos, você aproveita esses momentos — completou Mitchell, que viu Tatum decidir para Boston.
Jogando bem neste início de temporada, o ala-pivô dos Celtics anotou um double-double de 33 pontos e 12 rebotes, sendo seis bolas de três. O veterano pivô Al Horford, de 38 anos, contribuiu com mais 20 pontos, sendo a cesta "decisiva" quando os rivais diminuíram para 118 a 115.
Os Celtics começaram o jogo em ritmo acelerado e não demoraram a abrir vantagem. Depois de um segundo quarto perfeito de 39 a 28, colocaram 21 de vantagem na virada do descanso, com 79 a 58 e apenas administraram no tempo final. Mesmo encostando no fim, os Cavaliers em momento algum tiveram chances de defender a invencibilidade.
Cleveland se mantém no topo do Leste, com 15 vitórias e uma derrota, com o Boston na cola, com 12 triunfos e três derrotas. Pela Grupo C da Copa NBA, ambos estão iguais, com uma vitória e uma derrota.
Confira os resultados da noite desta terça-feira:
- Los Angels Lakers 124 x 118 Utah Jazz
- Dallas Mavericks 132 x 91 New Orleans Pelicans
- Boston Celtics 120 x 117 Cleveland Cavaliers
- San Antonio Spurs 110 x 104 Oklahoma City Thunder
- Memphis Grizzlies 110 x 122 Denver Nuggets
- Brooklyn Nets 116 x 115 Charlotte Hornets