Apontado como um dos favoritos ao título da temporada antes de a bola subir, o Milwaukee Bucks faz campanha decepcionante na NBA e hoje estaria fora até do play in, que reúne de sétimo a 10º por duas vagas nos playoffs. Mas o time teve um momento de alento na noite desta segunda-feira (18) com Damian Lillard anotando a cesta decisiva a 3,9 segundos do fim e evitando a 10ª derrota em 14 partidas: 101 a 100 diante do Houston Rockets, que vinha de cinco vitórias consecutivas.
De volta após cumprir protocolo de concussão e perder as três partidas anteriores dos Bucks, Lillard contribuiu com 18 pontos e 10 assistências, com a bandeja da vitória sendo a mais celebrada no Fiserv Fórum, em Milwaukee. Agora são cinco triunfos e 9 derrotas da equipe.
—Já joguei futebol e vejo boxe o tempo todo. Já estive em algumas situações em que você esperaria que eu tivesse sofrido uma concussão antes, mas pela primeira vez aconteceu. Normalmente, quando algo está errado comigo, sinto que posso superar isso e dizer que estou bem. Esta foi provavelmente uma das primeiras vezes na minha vida e definitivamente na minha carreira na NBA em que pensei: 'Algo está errado'. Eu só tive que reconhecer o que estava sentindo — disse Lillard, surpreso com a lesão.
Apesar do double-double no retorno, o armador errou seus seis tiros de três pontos, o que poderia ter comprometido o resultado.
— Acho que ele é um dos melhores que já fez isso (decidir um jogo) — elogiou o astro do time, o grego Giannis Antetokounmpo.
O técnico Doc Rivers também estava entusiasmado com Lillard.
— Dame simplesmente tem muita coragem, sabe?. Me lembra muito Ray Allen (um dos maiores arremessadores da história) nesse sentido. Ray não teve muitas noites ruins de definição, mas quando teve, decidiu, o time buscava por ele. Tipo: esteja Dame pegando fogo ou não, ele simplesmente tem essa coisa de acreditar que deveria dar o último tiro. E ele faz isso repetidamente— ressaltou o técnico Doc Rivers.
O resultado apertado e sofrido, contudo, poderia ser mais tranquilo, já que o Milwaukee chegou a abrir 14 pontos de vantagem. Os Rockets, porém, reagiram e viraram o placar, mantendo vantagem pequena o quarto período inteiro. Antetokounmpo também foi decisivo ao bloquear arremesso de Sengun restando 20 segundos, o que propiciou o ataque da virada. O cestinha dos Bucks foi Brook Lopez, com 27 pontos e 10 rebotes. Antetokounmpo também fechou a noite com um double-double, com 20 pontos e 14 rebotes.
Warriors perde a terceira seguida
Depois de três boas vitórias seguidas, o Golden State Warriors sofreu sua terceira derrota na NBA ao ser superado pelo instável Los Angeles Clippers, por 102 a 99, no Intuit Dome.
A sorte da equipe de San Francisco poderia ser melhor se o astro Stephen Curry não tivesse errado arremesso de três no fim para levar a partida à prorrogação. Restando pouco mais de dois minutos para o fim do jogo, os Clippers tinham 102 a 92, quando os visitantes iniciaram reação impressionante.
Foram sete pontos seguidos e a posse de bola final. Restando 16 segundos, Curry arremessou de três e falhou. Gary Payton II ainda tentou de longe, com dois segundos no relógio, mas apenas no desespero. O resultado impediu a equipe de assumir a liderança da Conferência Oeste, com 10 vitórias e três derrotas, diante de 11/3 do Oklahoma City Thunder.
Curry jogou lesionado, com diagnóstico de bursite no joelho esquerdo. Era dúvida, mas acabou escalado e foi o cestinha dos Warriors, com 26 pontos, diante de 22 de Andrew Wiggins. Pelo lado dos Clippers, agora com oito vitórias e sete derrotas, destaque para os 23 pontos de Norman Powell, as 16 assistências de James Harden e os 17 rebotes de Ivica Zubac.
Confira os resultados da noite desta segunda-feira:
- Detroit Pistons 112 x 122 Chicago Bulls
- Miami Heat 106 x 89 Philadelphia 76ers
- New York Knicks 134 x 106 Washington Wizards
- Toronto Raptors 130 x 119 Indiana Pacers
- Milwaukee Bucks 101 x 100 Houston Rockets
- Phoenix Suns 99 x 109 Orlando Magic
- Los Angels Clippers 102 x 99 Golden State Warriors
- Sacramento Kings 108 x 109 Atlanta Hawks