O catarinense Kalani Konig, 17 anos, coroou neste domingo (24) uma temporada quase perfeita no STU National, o Circuito Brasileiro de Skate. Ao entrar na pista do Parque Cândido Portinari, em São Paulo, para a disputa da decisão do Super Finals, a etapa de encerramento da temporada 2024, ele já estava com o título na modalidade park conquistado de forma antecipada, após as semifinais do sábado.
Vencedor de três da quatro competições anteriores do circuito, Kalani voltou a ser o melhor entre os seis finalistas na capital paulista. Com nota 90.96 na segunda das sete voltas, ele assegurou a primeira posição, repetindo os resultados de Criciúma (SC), Porto Alegre (RS) e Porto Seguro (BA).
— É muito gratificante para mim esse título (da temporada). Sempre me dediquei muito a esse esporte, que pratico desde molequinho lá no Rio Tavares, em Floripa. É um feito importantíssimo para minha carreira de skatista. Só tenho a agradecer a todo mundo que sempre esteve ao meu lado, principalmente ao meu pai e à minha mãe, meus maiores incentivadores. Devo tudo a eles. Que essa final seja uma festa linda — disse Konig.
Mais jovem entre os seis competidores, o paulista Dan Sabino, 16, abriu a disputa final com um 89.00 e acabou em segundo lugar. O terceiro colocado foi o campeão mundial e medalhista olímpico de bronze Augusto Akio, 23, que conseguiu um 86.27 em sua terceira volta.
Os demais finalistas foram o catarinense Mateus Guerreiro, quarto com 84.35, e os paulistas Luiz Francisco Mariano, quinto com 83.33, e Victor Ikeda, sexto com 80.03 pontos.