Com um bom desempenho de Matteo Berrettini, que venceu sem problemas Botic van de Zandschulp em sets diretos, parciais de 6/4 e 6/2, neste domingo (24), em Málaga, a Itália saiu em vantagem na final da Copa Davis, que pode ser decidida pelo número 1 do mundo, Jannik Sinner, no segundo jogo do confronto.
Sinner vai enfrentar o holandês Tallon Griekspoor e, se vencer, dará à Itália o segundo título consecutivo da Davis, a terceira de sua história, contando com a conquista de 1976.
Com o embalo de suas três vitórias na fase final do torneio, Van de Zandschulp começou confiante e sólido nas trocas de bola.
Berrettini, menos regular no início, precisou de tempo para se encontrar no jogo. Mas quando entrou no ritmo, deixou claro que seu nível de tênis é superior.
Com o primeiro break point que teve na partida, o italiano abriu vantagem no primeiro set antes de fechar com seu saque em 38 minutos.
Na segunda parcial, conseguiu uma quebra no início e não encontrou mais dificuldades para selar a vitória e dar o primeiro ponto à Itália na final, em uma hora e 16 minutos de partida.
Depois de dois anos sofrendo com lesões, Berrettini, que já foi número 6 do mundo, entrou na equipe italiana na última hora para substituir Flavio Cobolli e encontrou nesta Copa Davis a injeção de ânimo que precisava voltar a disputar com os melhores.