A brasileira Shirlen Nascimento conquistou nesta sexta-feira (11), o principal resultado de sua carreira. A judoca de 24 anos terminou com a medalha de bronze no Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Este é o segundo compromisso do judô mundial após os Jogos Olímpicos de Paris 2024, e marca a transição para o ciclo de Los Angeles 2028.
Com uma equipe alternativa, com judocas que vêm fazendo boas campanhas em competições nacionais e internacionais, o Brasil levou 12 atletas para o evento.
Shirlen Nascimento subiu no pódio da categoria leve (até 57kg) ao derrotar na disputa pelo bronze a compatriota Sarah Souza, por waza-ari.
Em sua campanha, a judoca do Minas Tênis Clube (MG) estreou vencendo a croata Ana Viktorija Puljiz por waza-ari. Logo depois, a atleta nascida em Toledo (PR) venceu a azeri Acelya Toprak, do Azerbaijão, com mais um waza-ari.
Na semifinal, Shirlen perdeu no golden score para a russa Irina Zueva, por waza-ari, e aguardou a repescagem para conhecer sua rival na disputa do bronze, que acabou sendo Sarah, atleta do Pinheiros (SP).
Sarah começou a competição com uma vitória sobre a croata Tihea Topolovec. A brasileira conseguiu um ippon em apenas 56 segundos. Nas quartas, acabou derrotada pela kosovar Flaka Loxha por punições, no golden score, e foi para a repescagem, onde superou a francesa Lou Lemire com um waza-ari e se habilitou para a disputa por um lugar no pódio.
A campeã da categoria foi a alemã Seija Ballhaus, que na final venceu Irina Zueva. O pódio ainda teve Acelya Toprak.
Gabriela Conceição perde disputa do bronze
O Brasil ainda teve mais três judocas que competiram nesta sexta. Na categoria meio-leve (até 52kg), Gabriela Conceição (Minas Tênis Clube) começou na segunda rodada e foi derrotada pela mongol Khorloodoi Bishrelt, que compete pelos Emirados Arábes Unidos e conseguiu um ippon a oito segundos do final.
Gabriela ainda teve chance de voltar na repescagem e superou a experiente francesa Astride Gneto. A brasileira de 22 anos conseguiu um ippon aos 4min24seg do golden score e foi para a disputa do bronze contra a húngara Roza Gyertyas, mas perdeu por ippon.
Amanda Lima (Minas Tênis Clube) também competiu nos 52kg e estreou vencendo a filipina Joemari-Heart Rafael por ippon. Na segunda luta, ela perdeu pela pontuação máxima para a mongol Sosorbaram Lkhagvasuren e foi para a repescagem, onde perdeu por waza-ari para a francesa Lea Metrot.
A campeã do meio-leve foi Khorloodoi Bishrelt, que venceu Sosorbaram Lkhagvasuren.
No ligeiro masculino (até 60kg), Diego Ismael (Minas Tênis Clube) acabou eliminado pelo uzbeque Samariddin Kuchkarov na estreia. O ouro terminou com o russo Iznaur Saaev.