Um jogador brasileiro não vence a Bola de Ouro desde 2007, quando Kaká — atuando pelo Milan — foi eleito. Em 2024, entretanto, o Brasil poderá ter novamente um atleta no topo e recebendo a premiação da revista France Football, que existe desde 1956. Vinicius Júnior, do Real Madrid, está entre os finalistas e é apontado por muitos como grande favorito ao troféu.
Na última temporada, o vencedor — pela oitava vez na carreira — foi o argentino Lionel Messi. A espanhola Aitana Bonmatí foi eleita entre as mulheres.
Além do prêmio de melhor jogador(a), a cerimônia que será realizada em Paris, na França, a partir das 16h (horário de Brasília) desta segunda (28), vai eleger a revelação da temporada (troféu Kopa), o melhor goleiro (troféu Yashin), melhores treinadores (masculino e feminino), o melhor atacante (troféu Gerd Müller), o jogador com maior impacto social (troféu Sócrates) e os melhores clubes (futebol masculino e feminino).
Quem será o melhor jogador do mundo?
São 30 finalistas que disputarão a Bola de Ouro. No entanto, os principais candidatos ao troféu podem ser reduzidos a cinco nomes: Vini Jr. (Real Madrid), Jude Bellingham (Real Madrid), Rodri (Manchester City), Erling Haaland (Manchester City) e Kylian Mbappé (que defendia o PSG).
Vale ressaltar que a definição será pelo desempenho dos jogadores nas competições europeias e internacionais durante a temporada 2023/2024.
— Foi a melhor temporada na carreira do Vinicius. Jogou no mais alto nível possível e foi, sem dúvida alguma, o melhor jogador na conquista da Champions League, e também fundamental em LaLiga. Além de tudo isso, seu papel na luta contra o racismo lhe deu uma dimensão global, que já extrapola o esporte — analisa Gustavo Hofman, jornalista da ESPN que vive em Madrid e acompanha o Real Madrid de perto.
Para ele, Rodri fica na segunda posição e o terceiro colocado será Bellingham, que atua ao lado de Vini Jr. Para Tati Mantovani, repórter da TNT Sports que cobre diariamente o Real Madrid, o brasileiro também merece ser o vencedor da Bola de Ouro:
— Ninguém foi mais determinante que Vini Jr. para as principais conquistas de seu clube na temporada. Na final da Supercopa da Espanha, ele fez um hat-trick no Barcelona e o Real Madrid ficou com o título. Em LaLiga, nos 16 últimos jogos dele na temporada, foram 15 participações em gols (11 e 4 assistências) e no jogo decisivo, contra o Girona, ele foi o melhor em campo. Na Champions, Vini terminou a competição com 6 gols e 5 assistências em 10 jogos, sendo que no mata-mata ele foi decisivo: gol nas oitavas, duas assistências nas quartas, dois gols nas semifinais e gol na final. Foi o melhor jogador da última Champions.
Tati acredita que o Real Madrid vai dominar as três primeiras posições, com Vini em primeiro, Bellingham em segundo e o lateral-direito Carvajal, que marcou um dos gols na final da Champions League, em terceiro.
Para Leonardo Oliveira, comunicador do Grupo RBS, o favorito ao prêmio também é Vini:
— Pelo combo de sua temporada. O Vini do Real Madrid é desequilibrante, quase imparável, como se viu na terça-feira (22), mais uma vez, na virada sobre o Dortmund. A Seleção Brasileira não interfere nos votos. Até porque os europeus ignoram o que acontece aqui neste lado do oceano. Acabam olhando para cá apenas em períodos de Copa do Mundo. Além do fenômeno técnico e físico que se transformou, Vini ainda representa a coragem e a luta contra o preconceito, é ele o astro que decidiu colocar o peito e a voz numa luta dura e que precisa ser feita.
O top 3 do comentarista ainda conta com dois jogadores do Manchester City: Rodri e Haaland.
Outras disputas e a presença de brasileiros
Na premiação de melhor jogador do mundo, Vini Jr. é o único brasileiro entre os 30 finalistas. Contudo, em outras categorias há mais representantes do Brasil. Gabi Portilho, do Corinthians, e Tarciane, do Houston Dash, são as brasileiras que estão na disputa do prêmio de melhor jogadora. A favorita a vencer, entretanto, é a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, que foi premiada em 2023.
— Decisiva nos momentos finais da Champions League, Aitana levou o Barcelona a mais um título do torneio e, além disso, é atualmente a melhor jogadora da seleção espanhola. No entanto, outra jogadora do Barcelona merecia também o prêmio, a norueguesa Caroline Hansen foi essencial para o título da Liga F de 2023/2024 do time catalão e fez também uma ótima Champions. Para completar o top 3, colocaria Linsday Horan, meio-campista do Lyon e da seleção dos Estados Unidos, campeã olímpica com a seleção americana em 2024 — explica Mariana Santos, jornalista do portal Fut das Minas.
Arthur Elias, que treinou o Corinthians e a Seleção Brasileira, está na disputa de melhor técnico do futebol feminino. O troféu Kopa, de melhor jogador jovem, tem Savinho, do Manchester City, representando o Brasil.
O vencedor, contudo, deverá ser Lamine Yamal, do Barcelona. Para o prêmio Yashin, de melhor goleiro, nenhum brasileiro está entre os finalistas.
Onde assistir à Bola de Ouro
- Quando: segunda-feira (28);
- Horário: 16h;
- Transmissão: TNT e Max.