O tcheco Tomas Machac, 33º colocado no ranking mundial, causou a grande surpresa do dia no Masters 1000 de Xangai, na China. Com parciais de 7/6 (5) e 7/5, o jogador de 23 anos e que ainda não tem um título circuito, superou o espanhol Carlos Alcaraz, número 2, e garantiu vaga na semifinal de um torneio deste por pela primeira vez na carreira.
Numa partida em que Alcaraz entrou na quadra logo após o anúncio da aposentadoria da lenda do tênis espanhol Rafael Nadal, que acontecerá após a disputa da 'Final 8' da Copa Davis no final de novembro, o campeão de Roland Garros e de Wimbledon, nesta temporada, parecia desconectado em diversos momentos do jogo, o que acabou lhe custando a derrota.
Alcaraz não conseguiu aproveitar as inúmeras oportunidades que teve para quebrar o serviço do adversário (apenas uma em oito), enquanto Machac conseguiu fazer isso duas vezes, ambas no segundo set.
A partida começou a escapar para o espanhol ao perder dois break points no terceiro e sétimo game do primeiro set, o que o obrigou a ir para o tie-break, que acabou perdendo para um adversário que jogou bem nos momentos decisivos apesar de cometer inúmeras faltas diretas (42 em 20).
— Contra ele você não tem outra opção; você tem que jogar muito bem se quiser vencê-lo — declarou Machac.
Sinner domina Medvedev
Mais cedo, pela quarta vez em cinco partidas disputadas nesta temporada, Jannik Sinner venceu Daniil Medvedev por 2 a 0, parciais de 6/1 e 6/4.
Com esta vitória, Sinner equilibra os duelos diretos com Medvedev (sete vitórias para cada um). Com 27 winners (bolas vencedoreas) e apenas 10 faltas diretas, Sinner dominou uma partida que durou 1h24min, com poucos espectadores nas arquibancadas do complexo de tênis de Xangai.
Russo sente incômodo
O pulso do italiano só pareceu tremer no último game da partida, quando após desperdiçar o primeiro match point deu a Medvedev a única oportunidade de quebra de toda a partida, embora Sinner rapidamente tenha salvado e fechado a partida com um saque e um voleio.
— Obviamente estou muito feliz com a forma como conduzi a partida. Acho que ele sentiu desconforto no ombro e não conseguiu acertar o forehand como teria desejado. Espero que ele se recupere o mais rápido possível — afirmou o número 1 do mundo.
Ao longo da partida, Medvedev tocou seguidamente no ombro direito, como havia feito no dia anterior, e recebeu atendimento médico em diversos momentos.
Sinner já venceu o Aberto da Austrália e o US Open nesta temporada e alcançou o primeiro lugar no ranking da ATP, embora ainda esteja aguardando a resolução definitiva de seu caso de doping.
Questionado se alguma vez sonhou com uma carreira como esta, o italiano reconheceu:
— É melhor. Não se pode planejar algo assim quando se é mais jovem. A gente nunca sabe o que vai acontecer na carreira.
* AFP