A carreira de Rafael Nadal chegou ao fim. Aos 38 anos, o tenista espanhol anunciou nesta quinta-feira (10), em um vídeo nas redes sociais, que irá se retirar do tênis profissional no final da Copa Davis, que disputará com a Espanha em novembro.
"Tudo na vida tem um começo e um fim e eu acho que é o momento adequado para colocar um ponto final em uma carreira longa e muito mais bem sucedida do que jamais poderia ter imaginado", disse, emocionado.
No vídeo, aparece a mensagem "Obrigado a todos" escrita em diversos idiomas.
Vencedor de 92 títulos ATP, incluindo 22 Grand Slams, Nadal encerrará sua carreira na Final 8 da Copa Davis, que será disputada em Málaga, no sul da Espanha, de 19 a 24 de novembro.
"Estou muito animado para que meu último torneio seja a final da Copa Davis, representando meu país", disse o tenista.
"Acho que é como fechar o círculo, porque uma das minhas primeiras grandes alegrias como tenista profissional foi a final em Sevilha em 2004", acrescentou.
Toda a trajetória de Nadal tem sido marcada não só pelos sucessos, mas também pelas lesões, especialmente nos últimos anos.
"A realidade é que têm sido uns anos difíceis, especialmente esses dois últimos. Não fui capaz de jogar sem limitações", admitiu o tenista, que tem recorde de vitórias no Roland Garros (14).
Tudo isso o levou à retirada: "É uma decisão que evidentemente é difícil, que me levou tempo para tomá-la".
E acrescentou: "Me sinto um supersortudo por todas as coisas que já tive a oportunidade de viver".
Nadal se despede das quadras dois anos após aposentadoria de Roger Federer, seu amigo e um dos principais rivais na carreira. Nadal, Federer e Novak Djokovic formaram o chamado Big 3, trio que dominou o circuito masculino de tênis nas duas últimas décadas.