As duas novas estrelas do tênis, o italiano Jannik Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz, venceram seus jogos no Masters 1000 de Xangai nesta quarta-feira (10) e estão a um passo de se enfrentarem mais uma vez na semifinal do torneio chinês.
Alcaraz avançou às quartas de final depois de vencer o veterano francês Gaël Monfils (46º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5, em uma hora e meia de jogo.
— O principal neste jogo era manter a calma, controlar minhas emoções e esperar as oportunidades— explicou o espanhol de 21 anos e que ocupa a vice-liderança do ranking.
Alcaraz somou assim sua 12ª vitória consecutiva e vai buscar a 13ª contra o tcheco Tomas Machac (33º), que surpreendeu o americano Tommy Paul (13º) em três sets (3/6, 6/4 e 6/3).
Caso passe por Machac, Alcaraz poderá ter um novo duelo com Sinner, a quem já derrotou na semana passada, na final do ATP 500 de Pequim.
O espanhol domina o retrospecto de confrontos diretos contra o italiano com seis vitórias em dez jogos.
Revanche do número 1
Sinner derrotou nesta quarta-feira o americano Ben Shelton (16º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (1), e conseguindo sua revanche da derrota sofrida há um ano neste mesmo torneio.
Agora, o número 1 do mundo se prepara para enfrentar nas quartas de final o russo Daniil Medvedev (5º), que eliminou o grego Stefanos Tsitsipas (12º) por 7/6 (3) e 6/3.
— Foi muito difícil, quando você joga contra ele (Shelton) não tem muito controle. Só tentei me manter forte mentalmente— declarou o italiano de 23 anos após a partida.
Nedvedev e Sinner já se enfrentaram 13 vezes, com retrospecto favorável para o russo (7 a 6), que, no entanto, só venceu um dos últimos sete duelos entre ambos — nas quartas de final de Wimbledon este ano.
Djokovic imparável
O sérvio Novak Djokovic, que está em quarto no ranking, também não teve problemas para avançar em Xangai, derrotando o russo Roman Safiulin (61º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2, em uma hora e 15 minutos de jogo.
Djokovic, que não perdeu nem um set em três jogos no torneio até aqui, vai enfrentar nas quartas de final o tcheco Jakub Mensik (65º), que bateu de forma surpreendente o búlgaro Grigor Dimitrov (9º), semifinalista no ano passado, parciais de 6/3, 3/6 e 6/4.
Para o sérvio, o Masters 1000 de Xangai é a primeira competição desde a eliminação precoce na terceira rodada do US Open, no final de agosto. O tenista de 37 anos busca o 100º título da carreira.
Além disso, Djokovic teve o caminho até a final (em tese) facilitado, já que sua principal ameaça, o alemão Alexander Zvedrev (3º), foi derrotado no último jogo do dia pelo veterano belga David Goffin (66º).
Em uma batalha de quase duas horas e depois de o alemão desperdiçar uma bola para levar o jogo para o terceiro set, Goffin venceu com parciais de 6/4 e 7/5, graças à sua eficiência no jogo ofensivo, com apenas seis erros de voleio nas 35 vezes em que subiu até a rede.
Nas quartas de final, o belga de 33 anos vai enfrentar o americano Taylor Fritz (7º), que venceu o dinamarquês Holger Rune por fáceis 6/1 e 6/2.
* AFP