A final da Liga dos Campeões de 2027 não será disputada em San Siro devido às dúvidas sobre eventuais reformas no estádio de Milão, informou a Uefa nesta terça-feira (24).
A federação europeia explicou que a cidade italiana não tem condições de garantir que o estádio e seus arredores "não seriam afetados pelas obras de remodelação".
"Foi tomada a decisão de não atribuir a final a Milão e reabrir o processo de escolha para designar uma sede", indicou a Uefa, que deve anunciar o novo local entre maio e junho de 2025.
Pouco depois do anúncio, a cidade francesa de Marselha manifestou a vontade de receber a final da mais prestigiada competição europeia de clubes. "E por que não Marselha, no estádio mais bonito da França: o Vélodrome?", escreveu em X o secretário de esportes da prefeitura de Marselha, Sébastien Jibrayel.
No início deste mês, Milan e Inter de Milão, dois dos maiores clubes do futebol europeu, que mandam seus jogos em San Siro, rejeitaram um projeto para modernizar o emblemático estádio, propriedade da cidade de Milão.
Há meses, o Milan adquiriu alguns terrenos na periferia, em San Donato Milanese, na esperança de obter mais facilmente licenças de construção. Pelo mesmo motivo, o Inter focou nas localidades de Rozzano et Assago, ao sul de Milão.
No entanto, o prefeito Giuseppe Sala afirmou que ambos os clubes estariam dispostos a relançar seu projeto inicial de um novo estádio próximo a San Siro, após a ideia ter sido a princípio abandonada devido a obstáculos burocráticos e controvérsias políticas.
Em 2026, San Siro será palco da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina.
* AFP