As inscrições para a 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre vão até 15 de setembro. Serão disputadas provas de maratona, meia maratona, corridas rústicas e corrida infantil. Apenas a maratona para crianças não permite mais inscritos.
De acordo com a organização do evento, 90% das vagas já estão preenchidas. Desta forma, o período de inscrição pode encerrar antes do prazo limite. A expectativa é de 20 mil atletas participem.
Tradicionalmente realizada em junho, a maratona foi adiada para setembro em razão da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul. A edição deste ano contará com uma novidade: o percurso da principal prova passará pelo Mercado Público, um ponto simbólico da capital gaúcha.
Parte de cada inscrição será destinado à reconstrução do Estado.
— A resposta dos atletas, desde o adiamento, tem sido muito positiva. Nesta reta final de inscrições a procura tem sido elevada. E estamos muito próximos de chegar aos 20 mil atletas, limite técnico para a realização do evento. Além disso, iremos entregar uma experiência tão boa quanto, possivelmente até melhor, ao que havíamos projetado para a data original — afirma Paulo Silva, diretor da prova e do Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa).
A meia maratona (21km), a corrida infantil e as corridas rústicas (5km e 10km) serão realizadas no dia 28 de setembro. A maratona (42km) ocorrerá em 29 de setembro.