Após terminar os Jogos Olímpicos de Paris-2024 na 15ª colocação, o brasileiro Felipe Gustavo deu a volta por cima ao conquistar o vice-campeonato da etapa de Las Vegas na Liga Mundial de skate street (SLS), nos Estados Unidos. Ele só ficou atrás do japonês Kairi Netsuke. O pódio foi completado pelo americano Jamie Foy.
— Não tenho palavras para descrever esse momento e o filme que vem em minha mente de tudo que vivi até aqui, quantos lugares passei, quanto me dediquei e quantas pessoas me ajudaram nessa caminhada! Hoje é mais um marco da minha história, mais um sonho realizado! Obrigada a todos pelo carinho e torcida, sou eternamente grato. Nunca desista dos seus sonhos — disse o brasileiro, claramente emocionado com a conquista.
O paulista de 33 anos garantiu o segundo lugar ao somar 25,3 pontos, contra 26,2 do japonês. Foy teve exatamente a mesma pontuação de Felipe Gustavo, mas acabou levando a pior nos critérios de desempate, na manobra com a nota mais alta da competição.
Felipe começou bem o torneio e tirou duas grandes notas: 8,0 e 8,4. Depois, sofreu três quedas, antes de acertar um 8,9, que o garantiu o segundo lugar no pódio. Outros dois brasileiros participaram da final: Filipe Mota fechou na quinta posição com 15 pontos e Carlos Ribeiro foi o sétimp e último ao zerar sua pontuação.
SKATE STREET FEMININO
Sem contar com Rayssa Leal, que optou por não competir na etapa de Las Vegas, o skate street feminino foi representado por Pâmela Rosa, que também esteve em Paris. A paulista, no entanto, ficou fora do pódio, que teve a japonesa Yumeka Oda no lugar mais alto. A americana Paige Heyn ficou com o segundo lugar, seguida pela também japonesa Funa Nakayama.
Pâmela somou 19,8 e terminou em quinto. A campeã Oda terminou com com 24,5 contra 23 de Heyn e Nakayama.
A Liga Mundial de skate street ainda terá mais duas etapas. A próxima acontecerá em Sydney, na Austrália, entre os dias 12 e 13 de outubro. Em novembro, no dia 23, o desafio será em Tóquio, no Japão.
Classificação final:
Masculino
- Kairi Netsuke (JAP) - 26.2
- Felipe Gustavo (BRA) - 25.3
- Jamie Foy (EUA) - 25.3
- Braden Hoban - 17.4
- Filipe Mota (BRA) - 15.0
- Vicent Milou (FRA) - 8.9
- Carlos Ribeiro (BRA) - 0.0
Feminino
- Yumeka Oda (JAP) - 24.5
- Paige Heyn (EUA) - 23.0
- Funa Nakayama (JAP) - 23.0
- Aoi Uemura (JAP) - 22.5
- Pâmela Rosa (BRA) - 19.8
- Poe Pinson (EUA) - 11.5
- Shiloh Catori (EUA) - 10.7