Após perder para a Argentina por 75 a 48, em sua estreia no Campeonato Sul-Americano feminino de basquete, a seleção brasileira se recuperou na noite deste domingo (1) e derrotou o Uruguai por 87 a 50. A partida foi disputada Santiago, no Chile, sede da competição.
Com a vitória o time brasileiro está em segundo lugar no Grupo A, que é liderado pela seleção chilena. As donas da casa acumulam duas vitórias, sobre o Uruguai (80 x 64) e a Bolívia (79 x 50). A Argentina só disputou uma partida até o momento. As duas primeiras colocadas avançam para as semifinais.
O principal destaque da vitória do Brasil foi Emanuely De Oliveira, que anotou 18 pontos. A jogadora do Sesi- Araraquara (SP) e terminou como a maior pontuadora da partida, seguida de Leila Zabani, do Ituano (SP), que fez 14 pontos.
Nesta segunda, a equipe comandada por Bruna Rodrigues voltará à quadra para enfrentar a Bolívia. A partida está marcada para às 18h30 (de Brasília).
O Sul-Americano irá classificar as três melhores seleções para a AmeriCupW 2025, que será disputada também no Chile, que já está classificado por ser a sede da competição.
A seleção brasileira é a atual campeã do torneio, tendo vencido a Argentina na final do torneio em 2022. O Brasil é o maior vencedor da competição, com 27 troféus.