A bielorrussa Aryna Sabalenka finalmente conquistou o título do US Open. Vice-campeã em 2023, quando perdeu para a americana Coco Gauff, a número 2 do mundo fez um jogo duro diante de Jessica Pegula, sexta do ranking, que pela primeira vez na carreira chegou a uma final de Grand Slam. E mesmo com o apoio da torcida que lotou a quadra Arthur Ashe, em Flushing Meadows, a americana acabou superada em dois sets, ambos definidos em 7/5, após 1h53min de partida.
Este foi o 16º título da carreira de Sabalenka, sendo o terceiro Major - é bicampeã do Australian Open. Na temporada, ela soma 46 vitórias em 57 jogos, com três títulos conquistados.
A final
O público americano estava disposto a apoiar Jessica Pegula a conquistar seu primeiro Grand Slam e foi decisivo para a tenista de 30 anos realizar uma excelente partida contra Aryna Sabalenka, que era a favorita.
No começo da partida, após as duas jogadoras confirmarem seus saques, Pegula conseguiu a primeira quebra e fez 2-1. Mas Sabalenka devolveu o break em 2-2 e conseguiu aumentar a vantagem no 4-2, com mais uma quebra de serviço. A número 2 do mundo sacou para fechar e acabou quebrada em 4-5. O jogo ficou tenso e a bielorrussa mostrou toda seu poderio nos golpes de fundo de quadra para conseguir novo break e marcar 7/5, após uma hora de set, com 25 winnes (bolas vencedoras) contra nove de Pegula.
A vitória na primeira parcial deixou Sabalenka mais tranquila e ela rapidamente fez 3-0 no segundo, após conseguir uma quebra no segundo game, após uma dupla falta de uma abatida Jessica Pegula, que precisou lutar para não sofrer outra quebra e ficar 4-0 abaixo.
O público deu o incentivo necessário para a jogadora da casa, que cresceu no jogo e venceu cinco games seguidos, incluindo duas quebras, no quinto e sétimo. Após confirmar o serviço, a número 6 do mundo sacou para empatar a decisão. Nervosa, ela errou demais e permitiu a Sabalenka uma reação. A bielorrussa quebrou o saque da rival, confirmou o seu e chegou a dois match points no serviço da americana. Após perder a primeira chance, ela fez uma ótima devolução de saque e viu a esquerda de Pegula parar na rede. O tão sonhado título em Nova York estava garantido, após duas semifinais e uma decisão perdidas.
— Sem palavras nesse momento. Já estive perto em outros momentos. Era um sonho, Agora tenho esse lindo troféu. Sei como é duro perder uma final (foi vice em 2023). Parabéns a Jessica (Pegula), ela fez um grande jogo e vai chegar sua hora. Nunca desista de seus sonhos. Batalhe. Não importa o que se está vivendo. É importante seguir batalhando — disse Sabalenka, na cerimônia de premiação.