O último Grand Slam da temporada 2024 do tênis é o US Open, que será disputado nos Estados Unidos a partir do dia 26 de agosto, com final em 7 de setembro. O torneio terá forte disputa no masculino e no feminino. E pode ter uma marca de seis anos quebrada.
Novak Djokovic venceu pelo menos um Grand Slam desde 2017. No entanto, nesta temporada, o título ainda não veio e a última chance será nos EUA. É verdade que o sérvio tem a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris para celebrar, mas a busca do 25º Slam é obsessão para Djoko.
Ele defende o título conquistado em 2023 contra Daniil Medvedev. O russo é um dos candidatos ao título, mas não carrega o mesmo favoritismo de dois jovens tenistas. O número 1 do mundo, Jannik Sinner, tenta se manter no posto e vencer seu segundo Grand Slam da temporada. Ele vem com moral após conquistar o ATP 1000 de Cincinnati.
O outro concorrente é o espanhol Carlos Alcaraz, que foi campeão de Roland Garros e Wimbledon neste ano. O vice-campeonato nas Olimpíadas é um fator que pode motivá-lo a vencer Djokovic e quebrar a sequência de seis anos.
Torneio feminino em aberto
No feminino, a disputa promete ser intensa e surgem várias candidatas a surpresa. As favoritas são bem estabelecidas: a líder do ranking Iga Swiatek, campeã do Aberto da França, e Aryna Sabalenka, que conquistou o Australian Open no início da temporada, sofreu ao longo do ano, mas chega com moral após vencer a polonesa na semifinal de Cincinnati e conquistar o título na última segunda (19).
A atual campeã do US Open, no entanto, é Coco Gauff, que terá a torcida ao seu lado mais uma vez. Ela é a terceira do ranking, mas não coleciona bons resultados ao longo do ano. Outra tenista dos EUA que pode chegar bem é Jessica Pegula, que busca sua primeira decisão em Grand Slam na carreira.
Vale ficar de olho na tcheca Barbora Krejcikova, vencedora em Wimbledon, e na italiana Jasmine Paoline, que foi finalista nos Abertos da França e da Inglaterra, perdendo as duas decisões.
Os maiores vencedores do US Open
O Aberto dos Estados Unidos existe desde 1881, e já foi disputado na grama, no saibro e atualmente ocorre na quadra sintética. Os tenistas dos EUA são os maiores vencedores tanto no masculino, quanto no feminino.
Maiores vencedores no masculino simples
- Richard Sears (EUA) - 7 (venceu os sete primeiros)
- William Larned (EUA) - 7
- Bill Tilden (EUA) - 7
- Jimmy Connors (EUA) - 5
- Pete Sampras (EUA) - 5
- Roger Federer (SUI) - 5
Maiores vencedoras no feminino simples
- Molla Bjurstedt Mallory (EUA) - 8
- Helen Wilis (EUA) - 7
- Chris Evert (EUA) - 6
- Serena Williams (EUA) - 6
- Margaret Court (AUS) - 5
- Maria Esther Bueno (BRA) - 4
Brasileiros no US Open 2024
Para tentar repetir os feitos de Maria Esther Bueno em torneio simples no US Open, são três brasileiros classificados, enquanto um ainda pode chegar pelo classificatório.
Bia Haddad Maia chegará no Aberto dos EUA fora do top 20, sendo a 23ª posição sua pior colocação na temporada antes de começar um Grand Slam. No ano passado, a brasileira caiu na segunda rodada. Dessa forma, caso ela chegue mais longe em 2024, ganhará pontos para o ranking.
Thiago Wild e Thiago Monteiro estão garantidos na primeira rodada do US Open e almejam ter bons resultados. Wild é o 68º no ranking da ATP, enquanto Monteiro ocupa a 75ª posição.
Outros brasileiros tentaram entrar no torneio por meio do classificatório. Laura Pigossi foi eliminada no feminino, assim como Gustavo Heide e Felipe Meligeni caíram no masculino. O único que ainda tem chances é João Fonseca, de 18 anos, que decide sua entrada na competição nesta quinta-feira (22).