O tenista espanhol Carlos Alcaraz, campeão do US Open de 2022, foi surpreendentemente eliminado na noite desta quinta-feira (29) na segunda rodada do Grand Slam de Nova Iorque. O vencedor do duelo foi o holandês Botic van de Zandschulp, número 74 do ranking mundial.
Alcaraz, atual número três do mundo, teve um desempenho irreconhecível. Van de Zandschulp venceu com parciais de 6/1, 7/5 e 6/4 para espanto dos espectadores na quadra central de Flushing Meadows.
O espanhol havia vencido 15 partidas consecutivas em torneios de Grand Slam e lutava para ser o terceiro tenista a conquistar três títulos consecutivos em Roland Garros, Wimbledon e no US Open depois de seu ídolo Rafael Nadal (2010) e do lendário Rod Laver (1969).
A sequência foi por água abaixo em uma noite fatídica em que o espanhol ficou completamente à mercê de Van de Zandschulp, jogador sem títulos da ATP e com as quartas de final do Aberto dos Estados Unidos de 2021 como melhor resultado em um Grand Slam.
— Trazia muita confiança do último jogo, no qual joguei de forma muito sólida, e hoje, desde o primeiro golpe, acreditei que tinha uma oportunidade — disse Van de Zandschulp depois de ter feito o melhor jogo da sua carreira.
Aos 21 anos, Alcaraz mostrava uma confiança inabalável nos Grand Slams, com nove torneios consecutivos chegando pelo menos às oitavas de final. A última vez que o jogador de El Palmar havia se despedido na segunda rodada de um grande torneio foi em Wimbledon de 2021 e o US Open era um cenário muito especial já que foi nele que em 2022 conquistou seu primeiro Grand Slam e se tornou o número um mais jovem da história.
Mas desta vez Flushing Meadows não o ajudou a se recuperar do impacto emocional das suas recentes e chocantes decepções, especialmente nos Jogos Olímpicos de Paris. Em parceria com Nadal, Alcaraz ficou longe do pódio nas duplas olímpicas e depois perdeu na final de simples para Novak Djokovic.
Depois de Paris, Alcaraz foi eliminado em sua estreia no Masters 1000 de Cincinnati e pela primeira vez foi visto quebrando uma raquete na quadra mostrando toda sua raiva.