Sete semanas depois de ter sido eliminado na primeira rodada de Roland Garros pelo alemão Alexander Zverev, o espanhol Rafael Nadal voltou às quadras nesta segunda-feira (15), no ATP 250 de Bastad, na Suécia, com uma vitória nas duplas ao lado do norueguês Casper Ruud.
Nadal e Ruud derrotaram a dupla formada pelo argentino Guido Andreozzi e o mexicano Miguel Ángel Reyes-Varela em dois sets, com parciais de 6-1 e 6-4.
O espanhol e o norueguês, que foi aluno da Rafa Nadal Academy de Mallorca, se mostraram muito superiores no primeiro set, quebrando duas vezes o serviço de seus adversários.
A segunda parcial começou mais equilibrada, até que o jogo foi suspenso por conta da chuva quando o placar marcava 3-3.
Quando os jogadores voltaram à quadra, Nadal e Ruud conseguiram mais uma quebra de cara e mantiveram a vantagem para selar a vitória em apenas uma hora e dez minutos de partida.
Aos 38 anos, Rafael Nadal participa do ATP 250 de Bastad, disputado no saibro, para encerrar sua preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (de 26 de julho a 11 de agosto).
"Jogamos muito bem por ser a primeira vez que jogávamos juntos", ressaltou Nadal após a partida.
"Estou muito feliz por voltar aqui [Bastad] depois de quase 20 anos. Tenho grandes lembranças deste lugar desde 2003, 2004 e 2005. Estou aproveitando esta semana e espero poder continuar", acrescentou.
Em Paris, no mesmo complexo de Roland Garros, onde conquistou 14 títulos, Nadal pretende participar dos torneios de simples e de duplas, ao lado de Carlos Alcaraz, campeão de Wimbledon no domingo.
* AFP