O Brasil estreou em Paris. Na manhã desta quinta-feira (25), Ana Luiza Caetano concluiu a fase de ranqueamento do tiro com arco na 19ª posição, entre 64 participantes, com 660 pontos. A arqueira fluminense de 21 anos obteve ainda a melhor marca de sua carreira e agora vai para as disputas eliminatórias, que acontecerão no dia 30 de julho. Sua adversária será a eslovena Zana Pintaric, que ficou em 46º lugar.
— Foi uma prova muito intensa. Puxada mentalmente. Uma prova longa. Não é minha parte preferida. Eu gosto mais dos combates (eliminatórias). Eu tentei trazer um pouco dos combates, dessa dinâmica. Tentando atirar de três em três flechas, quebrar o ritmo. Foi bom. Consegui ser feliz — avaliou Ana Luiza.
Bicampeã brasileira, bronze nos Jogos Sul-Americanos e na Copa do Mundo de Medellín, ambos em 2022, Ana é colega de quarto da tenista Bia Haddad Maia na Vila Olímpica.
Nesta quinta, ela chegou a ter uma rodada perfeita, somando todos os 60 possíveis pontos na quinta bateria. A fase eliminatória teve 12 baterias de seis disparos cada uma, num total de 72 flechas para cada competidora.
— Feliz demais. Eu me inspiro muito em gente que eu vi aqui. Andar na Vila, encontrar a Rebeca (Andrade), dividir o quarto com a Bia (Haddad Maia). Estou nas nuvens, estou com meus heróis. Espero trazer boa sorte pra elas e par todo mundo da equipe — disse Ana sobre ser a primeira atleta do Time Brasil a competir em Paris.
Com um novo recorde mundial, a sul-coreana Sihyeon Lim finalizou com 694 dos 720 pontos possíveis. Sua compatriota Suhyeon Nam terminou em segundo com 688.
O resultado definiu os confrontos eliminatórios e também foi válido para a competição de duplas mistas, em que as 16 melhores duplas se classificam. Dessa forma, a classificação brasileira será definida pelos resultados de Ana e de Marcus D'Almeida, número 1 do mundo, que ainda vai estrear nesta quinta, às 14h15min (9h15min de Brasília).