A Confederação Brasileira de Canoagem divulgou, nesta quinta-feira (4), os convocados da canoagem velocidade que vão participar dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O destaque da lista fica por conta do medalhista olímpico Isaquias Queiroz.
A relação tem ainda Jacky Godmann, Mateus Nunes Bastos, Ana Paula Pergutz e Valdenice Conceição e Vagner Souta. Dentre os convocados, Isaquias é o único atleta que vai participar em mais de uma prova: C1 1000 metros e no C2 500 metros.
Dono de quatro medalhas, o baiano vai para a sua terceira edição de Jogos Olímpicos. No caso de mais um pódio, ele se iguala a Robert Scheidt e Torben Grael, da vela. Se faturar medalha nas duas provas que vai disputar, Isaquias se tornará o maior medalhista da história do Brasil na história da Olimpíada.
—Em 2023 tive a escolha de poupar um pouco meu corpo, agora em 2024 voltei a dar meu máximo no treinamento. Hoje eu me sinto muito bem preparado para as olimpíadas de Paris, graças ao treinador Lauro, que sabe que quando eu voltei, estava com o ritmo muito baixo. Estava tendo muita dificuldade e em pouco tempo a gente conseguiu voltar ao nível de competitividade, tivemos bons resultados —disse Isaquias.
Mateus Nunes, que participa de sua primeira Olimpíada, vai representar o Brasil no C1 1000m. Valdenice Conceição também marca a sua estreia em um evento olímpico. Ela vai competir no C1 200m e é candidata ao pódio.
— Como mulher no esporte, eu vi a luta para alcançar essa igualdade. Para mim, foi uma grande vitória ver a nossa entrada e agora poder representar ainda mais. É muito gratificante estar nas Olimpíadas e ver a igualdade no esporte acontecendo, especialmente para nós mulheres. O clima olímpico é único, tanto para os estreantes quanto para os medalhistas veteranos — afirmou Valdenice.
No caiaque, o Brasil vai estar presente em duas categorias. O K1 1000m terá Vagner Souta e o K1 500m contará com a presença de Ana Paula Vergutz.
Confira os convocados para as disputas da canoagem velocidade:
- C1 1000m masculino - Isaquias Queiroz e Matheus Nunes Bastos
- C2 500m masculino - Jacky Godmann e Isaquias Queiroz
- C1 200m feminino - Valdenice Conceição
- K1 1000m masculino - Vagner Souta
- K1 500m feminino - Ana Paula Vergutz