O técnico Marcelo Bielsa definiu os 26 jogadores do Uruguai que vão disputar a Copa América 2024, que começa a ser disputada em 20 de junho, nos Estados Unidos. Entre os convocados estão o goleiro Sergio Rochet, do Inter, e o atacante Luis Suárez, ex-Grêmio. O veterano de 37 anos foi a grande surpresa da lista final de Bielsa. Após deixar o Tricolor, o camisa 9 foi para o Inter Miami, dos EUA, para voltar a jogar ao lado de Messi.
O meia gremista Felipe Carballo, que passou seis meses lidando com dores pubianas, não foi chamado.
Outros atletas que atuam no futebol brasileiro que foram escalados são: Agustín Canobbio, do Athletico-PR; e os flamenguistas Matías Viña, Guillermo Varela, Nicolas de la Cruz e Georgian de Arrascaeta. A ausência do lateral-esquerdo Piquerez, do Palmeiras, também foi destaque.
O Uruguai não tem amistosos previstos até a Copa América. A estreia na competição será em 23 de junho, contra o Panamá. Os outros jogos pelo Grupo C serão contra a Bolívia, dia 27, e Estados Unidos, em 1º de julho.
Campeão da Copa América em 2011, o atacante Luis Suárez celebrou nas redes sociais a participação, aos 37 anos, de mais uma edição da competição:
— Muito feliz e orgulhoso de ser parte de mais uma Copa América — disse.
Convocados do Uruguai para a Copa América:
- Goleiros: Sergio Rochet (Internacional), Santiago Mele (Júnior Barranquilla) e Franco Israel (Sporting)
- Defensores: José Giménez (Atlético de Madrid), Matias Viña (Flamengo), Mathias Oliveira (Napoli), Ronald Araújo (Barcelona), Guillermo Varela (Flamengo), Sebastián Cáceres (América do México), Lucas Olaza (Krasnodar) e Nicolás Marichal (Dínamo de Moscou).
- Meio-campistas: Rodrigo Bentancur (Tottenham), Federico Valverde (Real Madrid), Nahitan Nández (Cagliari), Georgian de Arrascaeta (Flamengo), Nicolás de la Cruz (Flamengo), Manuel Ugarte (PSG), Maximiliano Araújo (Toluca) e Emiliano Martínez (Midtjylland).
- Atacantes: Luis Suárez (Inter Miami), Brian Rodríguez (América do México), Darwin Núñez (Liverpool), Fecundo Pellistri (Granada), Agustín Canobbio (Athletico-PR), Cristian Olivera (Los Angeles FC) e Brian Ocampo (Cádiz).