Vencer pela segunda vez a NBA é uma obsessão para o Dallas Mavericks. 13 anos depois de chegar nas finais e vencer, com o time liderado pelo alemão Dirk Nowitzki, a franquia do Texas conta com um outro estrangeiro como referência técnica e poder de decisão. O esloveno Luka Doncic conseguiu vencer a Conferência Oeste e conta com bons jogadores ao seu lado para conquistar a Liga.
Dallas não era cotado entre os favoritos para chegar tão longe, mas o trabalho de trocas e contratações enquanto o campeonato era disputado fez a diferença. O quinto lugar no Oeste desenhou um caminho complicado para os Mavericks, porém a chance de sucesso era muito maior pela força do time. Dessa forma, um time desacreditado no início da temporada se tornou forte, principalmente por causa de três jogadores.
Luka Doncic
O astro dos Mavericks vem encantando a NBA a cada partida que faz nos playoffs. Ele pontua, arma, defende e provoca os adversários. Luka Doncic busca seu primeiro título e vem jogando para isso. Terá um adversário complicado pela frente, mas já conseguiu passar por tantos outros durante a temporada, que nada parece impossível para o esloveno.
Com médias de 28.8 pontos, 9.6 rebotes e 8.8 assistências, Doncic provavelmente será alvo de uma marcação especial por parte dos Celtics para que os danos sejam reduzidos.
Kyrie Irving
Quem já viu Kyrie Irving no seu auge pelo Cleveland Cavaliers sabe do que ele é capaz em quadra. As passagens por Boston Celtics e Brooklyn Nets foram frustradas, porém ele se reencontrou em Dallas. A forma com que ele e Doncic se entrosaram em pouco tempo chama a atenção. O que ambos estão fazendo nas partidas é um chamariz ainda maior.
A dupla consegue dividir o protagonismo e cada um sabe o momento de aparecer no momento decisivo. O armador tem 22.8 pontos de média, 3.9 rebotes e 5.2 assistências. Irving está preparado para conquistar seu segundo título na carreira, ainda mais contra os Celtics, uma vez que não teve uma saída positiva e não deixou saudade nos torcedores.
Derrick Jones Jr.
Com duas grandes estrelas na equipe, os outros jogadores do elenco precisam compensar no que Doncic e Irving não conseguem entregar com excelência. Derrick Jones Jr. não entrega muitos pontos por partida, com média de 9.8, principalmente com bolas de três pontos e enterradas de tirar o fôlego.
Seu papel fundamental, entretanto, é como marcador. O ala dos Mavericks provavelmente será responsável por marcar Tatum ou Brown, dois dos principais jogadores de Boston. Nas outras séries do Oeste, ele fez um bom trabalho contra Anthony Edwards (dos Timberwolves) e Paul George (dos Clippers).