A japonesa Naomi Osaka, ex-número 1 do mundo, foi eliminada nas quartas de final do WTA 250 de 's-Hertogenbosch, na Holanda, com a derrota para a canadense Bianca Andreescu nesta sexta-feira (14). A tenista de 26 anos foi derrotada por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/6 (3), em duas horas e 15 minutos de partida.
Osaka retornou ao circuito nesta temporada depois de ter ficado 15 meses longe das quadras, período em que deu à luz sua primeira filha. Em Roland Garros, a japonesa avançou até a segunda rodada e chegou a ter um match point contra a atual número 1 do mundo e posteriormente campeã do torneio, a polonesa Iga Swiatek.
Andreescu, de 23 anos, ainda não correspondeu às altas expectativas que gerou após o título do US Open em 2019. Ela entrou no torneio de 's-Hertogenbosch como número 228 no ranking da WTA.
Na semifinal, a jogadora canadense vai enfrentar a húngara Dalma Galfi, que venceu a sérvia Aleksandra Krunic por 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/3.
A outra semifinal ainda está indefinida. A russa Liudmila Samsonova, segunda favorita, já está classificada. Ela derrotou nesta sexta a belga Greet Minnen por 6/4 e 7/5 e aguarda a conclusão da partida entre a norte-americana Robin Montgomery e a também russa Ekaterina Alexandrova, bicampeã do torneio. Elas empatavam o primeiro set em 1-1, quando o confronto foi suspenso pela chuva.
* AFP