O gaúcho Rafael Matos e o mineiro Marcelo Melo, ex-número 1 do mundo, conquistaram neste domingo (16), o título da chave de duplas do ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha, evento na grama com premiação total de 734 mil euros (R$ 4,2 milhões). Na decisão, eles derrotaram a dupla do americano Robert Galloway e do britânico Julian Cash por 2 sets a 1 com parciais de 3/6, 6/3 e 10/8, em jogo que teve 1h17min de duração.
Este é o primeiro título da dupla brasileira no terceiro torneio em que jogam juntos. É o segundo do ano para Matos que foi campeão do Rio Open com o colombiano Nicolás Barrientos. O jogador nascido em Porto Alegre é atleta da ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, de Itajaí (SC), e comemorou o oitavo título da carreira.
—Primeiro set eles jogaram muito bem, não tivemos praticamente chance no saque deles. A partir do segundo jogamos muito bem, fizemos um belo game pra quebrar. No super tie-break abrirmos vantagem pra ter uma gordura para fechar. Muito feliz com esse título, nosso terceiro torneio juntos, primeiro na grama. Feliz dessa parceria estar dando certo logo no começo e que a gente siga nessa pegada, nesse profissionalismo, pois podemos formar um bom time como deu pra ver nesse início — disse Rafael, que deve subir seis posições no ranking de duplas da ATP e chegar ao 46º lugar.
Para Melo, 40 anos, esta foi a 74ª final da carreira no circuito profissional e o 38º título conquistado, sendo o 16º de ATP 250 e o sexto na grama.
— Muito feliz com a vitória. Primeiro torneio de grama jogando juntos, conseguimos o título. Fizemos belos jogos durante a semana toda. Jogamos muito confiantes nos momentos importantes do primeiro jogo à final. Acho que é uma fração de um belo caminho que temos pela frente. Eu e o Rafa estamos realmente muito contentes com esse titulo aqui em Stuttgart — comemorou Marcelo Melo, que vai ganhar duas colocações na classificação mundial e passará a ser o número 35 do mundo.
A decisão deste domingo foi equilibrada, com Galloway e Casch conseguindo uma única quebra no sexto game do primeiro set, mas suficiente para marcar 6/3. Na segunda parcial, os brasileiros Melo e Matos buscaram a reação e devolveram o placar, com dois breaks contra um. No match tie-break, Matos e Melo assumiram a liderança do placar em 3-2 e seguiram até o ponto final.
Esta foi a segunda vez que uma parceria 100% brasileira venceu em Stuttgart. Em 1997, Gutavo Kuerten e Fernando Meligeni foram campeões quando o torneio era disputado em quadras de saibro. A mudança para a grama aconteceu em 2015 e desde então Bruno Soares (2017 e 2019) e Marcelo Demoliner (2021) venceram a competição, mas sempre com parceiros estrangeiros.
Rafael Matos e Marcelo Melo voltam a atuar no ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra, que começa no dia 24. Depois, eles vão jogar o terceiro Grand Slam da temporada, em Wimbledon, que começa dia 1º de julho.
O objetivo da dupla é garantir um lugar no torneio dos Jogos Olímpicos de Paris. No momento, eles são os dois melhores ranqueados do Brasil.