O Brasil não tem mais jogadores em simples e duplas do quadro principal de Roland Garros. Mas o país ainda tem dois nomes na disputa da chave masculina júnior. Nesta segunda (3), o goiano Guto Miguel, 15 anos, venceu o britânico Benjamin Gusic Wan, 16, por 2 a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 6/3, em jogo de 2h48min de duração, e se classificou para a segunda rodada.
Campeão do Roland Garros Junior Series, disputado em São Paulo em abril, Guto ganhou um convite da organização para disputar o torneio. Número 204 do ranking juvenil da Federação Internacional de Tênis (ITF), o brasileiro começou dominando o rival, 47º da lista, e abriu 4/1. Gusic Wan reagiu e encostou em 5/4, mas Guto Miguel conseguiu fechar em 48 minutos.
Na segunda parcial, o brasileiro outra vez fez 4/1. Com um incômodo na coxa esquerda, ele perdeu a concentração e mesmo recebendo atendimento médico em 4/5, acabou perdendo a parcial.
O terceiro set começou tenso e com uma quebra para cada lado, Gusic Wan abriu 2/1 com saque. Mas com cãibra na coxa direita, foi a vez do britânico pedir atendimento. Os dois jogadores estavam extenuados e no final, com quatro breaks contra dois, Guto Miguel garantiu a primeira vitória da carreira em um Grand Slam júnior.
O próximo rival do brasileiro será o principal favorito ao título do torneio, o japonês Rei Sakamoto, que lidera a classificação da ITF. Na estreia, o campeão júnior do Australian Open deste ano superou o sueco William Vinciguerra, por 2 a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (7).
Mais um brasileiro avançou no torneio masculino. O paranaense Gustavo Almeida, de 18 anos e 59º do ranking juvenil, derrotou o britânico Oliver Bonding, 22º, por 6/1 e 6/3. Na segunda rodada, ele vai enfrentar o tcheco Petr Brunclík, cabeça de chave número 10. Nas duplas, Gustavo e Enzo Kohlmann foram superados pelo francês Charlie Camus e o australiano Hayden Jones, que marcaram 6/4, 3/6 e 10-8.
Já na chave feminina, as brasileiras Olívia Carneiro e Nauhany Silva foram eliminadas em suas partidas de estreia. Olívia ainda vai jogar as duplas com a australiana Alana Subasic.