Foi apenas no quinto jogo, mas o Sesi-Franca Basquete (SP) segue na briga pelo tricampeonato do Novo Basquete Brasil (NBB). Na segunda-feira (28), atuando em casa, o time comandado por Hélio Rubens Garcia Filho derrotou o Minas Tênis Clubes (MG), por 82 a 76, e fechou série semifinal em 3 a 2. A partir do sábado (1), a equipe paulista começará a definir o título contra o Flamengo (RJ). A primeira partida acontecerá no Ginásio do Maracanãzinho.
Após vencer o quarto jogo e calar os torcedores de Franca, o Minas começou mais uma vez assustando e venceu o primeiro período por 24 a 20. A virada começou no segundo quarto, quando a equipe paulista contou com uma boa defesa e uma atuação mais coletiva, com sete jogadores marcando ao menos um ponto. Com 22 a 13 na parcial, os francanos foram para o intervalo vencendo por cinco (42 a 37).
Mas o Minas seguiu apostando em jogadas de média distância e Franco Baralle foi o líder de nova virada, que chegou a deixar o time mineiro à frente em 54 a 52 a dois minutos do final do terceiro período. Mas Franca conseguiu levar uma pequena vantagem de dois pontos (58 a 56) para o último tempo.
Os 10 minutos finais, o torcedor transformou o Ginásio Pedrocão em um caldeirão e Franca segurou a pressão do Minas. O destaque dos 10 minutos decisivos foi o argentino Santiago Scala, que acertou uma bola de três e converteu todos os lances livres, terminando o quarto com nove pontos. No final, o marcador de 82 a 76 garantiu a vaga para a quinta decisão de Franca na história do NBB.
Quatro jogadores do time paulista fizeram mais de 10 pontos: Lucas Dias foi o cestinha com 19 pontos, oito rebotes e três assistências; Charles Hinkle garantiu 16, três rebotes e uma assistência; David Jackson fez 14 pontos, quatro rebotes e uma assistência e Santiago fechou a lista com 12 pontos e três assistências.