A definição do segundo finalista do Novo Basquete Brasil (NBB) só ocorrerá no jogo 5. Neste sábado (25), o Sesi-Franca (SP) tinha tudo para garantir a vaga e seguir em busca do tricampeonato consecutivo contra o Flamengo (RJ), que na outra série fez tranquilos 3 a 0 sobre o Bauru Basket (SP). Mas mesmo jogando em casa, o time paulista acabou derrotado pelo Minas Têmis Clube (MG), por 93 a 91, em jogo que teve duas prorrogações, após empate em 71 a 71 no tempo regulamentar e 82 a 82, na primeira prorrogação.
Com a vitória, o equipe mineira empatou o confronto em 2 a 2 e forçou a disputa de uma quinta e decisiva partida, na segunda-feira (27), às 20h, mais uma vez no Ginásio Pedrocão, em Franca.
Após vencer o jogo 3 na casa do rival, o Franca entrou em quadra com o match point. O primeiro período terminou empatado em 21 a 21, dando mostras do que seria este quarto confronto. Os mineiros pularam à frente no segundo quarto e foram para o intervalo vencendo por cinco (37 a 32).
O placar baixo do primeiro tempo mostrava equilíbrio e também erros dos dois times. Mais concentrado, Franca virou o marcador no terceiro quarto e passou a liderar em 59 a 53. Nos 10 minutos finais, o Minas foi buscando a igualdade até consegui-la em uma bola do argentino Chuzito González a 0seg06 do final.
Na primeira prorrogação, o Minas teve chances de garantir a vitória, mas desperdiçou algumas chances de ataque e permitiu ao Franca liderar em 82 a 80 com 46 segundos por jogar. Uma bola do ala-pivô Rafael Mineiro, que pegou um rebote com 24 segundos no cronômetro deixou tudo igual mais uma vez e a seguir os dois times perderam posses de bola no ataque.
O segundo tempo extra teve domínio do Minas, que só ficou em um momento atrás no placar. Os comandados do técnico Léo Costa resistiram à pressão do adversário e conseguiram garantir a vitória com um grande trabalho defensivo. O lance emblemático foi um toco de Renan Lenz sobre Márcio, quando o marcador estava 92 a 91 para os visitantes e ainda restavam dois segundos.
Com um duplo-duplo de 20 pontos e 14 rebotes, o pivô Paranhos foi o grande nome do Minas, que ainda contou com 19 pontos, seis rebotes, quatro assistências e 100% nos lances livress de Chuzito e igual número de pontos somados com oito assistências do armador argentino Franco Baralle.
Na equipe de Franca, Lucas Dias terminou com cestinha da partida com 21 pontos, enquanto o ala norte-americano David Jackson encerrou com um duplo-duplo de 19 pontos e 10 rebotes, além de cinco assistências.