O ex-lateral francês Gaël Clichy compartilhou que sua passagem pelo Manchester City foi marcada pela forma como Pep Guardiola se comunicava com os jogadores ao assumir o clube em 2016. Atualmente auxiliar de Henry na seleção sub-21 da França, Clichy mencionou que a franqueza do treinador espanhol chocou os jogadores com suas frases fortes.
— Já sei que venho para cá há um ano e tenho observado vocês. São um time cheio de jogadores gordos — teria dito Guardiola, segundo Clichy.
Após três temporadas no Bayern de Munique, o treinador espanhol foi contratado pelo clube de Manchester em 2016. Em seu último ano na Alemanha, Guardiola deixou claro que não permaneceria no time e, assim, foi contatado pelo City. A partir daí, começou a observar os jogadores que em breve comandaria.
A história foi compartilhada por Clichy no podcast "The Coaches Voice", onde ele também revelou que Guardiola tinha grande preocupação com a forma física dos atletas:
— Ele tinha a regra dos dois quilos. Se você pesava com dois quilos a mais do que ele considerava seu peso máximo, você não treinava. Eu vi jogadores que não treinaram durante duas semanas.
Aquela foi a única temporada em que Guardiola não conseguiu levar o City a um título. Isso refletiu em uma grande reformulação no elenco, no final da temporada, promovida pelo técnico espanhol e, com isso, Clichy foi dispensado. De lá pra cá, dentre as principais conquistas do City de Guardiola, estão cinco troféus do Campeonato Inglês e um da Champions League.