O maior feito na carreira do paratleta Wallison Fortes foi conquistar a medalha de ouro na prova dos 200m T64 no Mundial de Atletismo Paralímpico, disputado em Kobe, no Japão, neste sábado (25). No entanto, enquanto vive seu momento de glória, o gaúcho de 27 anos teve de deixar sua família para focar no torneio e não sabia que sua casa localizada na Avenida Getúlio Vargas, em Eldorado do Sul, foi tomada pela água por conta das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.
— A grande verdade é que ele não sabe nada de como está a nossa situação. Mandamos ele para São Paulo para focar no Mundial de Atletismo, ele viajou para o Japão e cumpriu a missão dele — confessa Marcos Fortes, pai de Wallison, em entrevista à GZH.
Agora que o filho já disputou a competição, a família vai contar e mostrar as imagens de como ficou a casa após a enchente. Nascido na cidade de São Luiz Gonzaga, na região das Missões, Wallison e sua família se mudaram para Porto Alegre quando ele tinha um ano e meio. Depois, estabeleceram-se em Eldorado do Sul, onde moram há 20 anos.
A cidade foi totalmente afetada e muitas pessoas perderam tudo o que tinham. A família do paratleta conseguiu salvar algumas coisas no segundo andar da casa, mas grande parte foi perdida na água.
Wallison foi mandado pela família para São Paulo para focar na disputa do Mundial de Atletismo poucos dias antes da água tomar conta da cidade. Ele sabe a situação em que se encontra o Estado, mas não recebeu informações sobre a sua residência por opção dos pais.
— Ele foi para São Paulo focar, e aqui nós nos viramos — conta o pai.
A água chegou a 2 metros de altura na residência, e a família precisou deixar a cidade, indo para a residência de parentes em Alvorada. Após a água baixar, conseguiram ir ao local para ver os estragos e gravaram alguns vídeos.
O campeão mundial vai retornar para junto da sua família na terça-feira (28), saindo de Guarulhos e desembarcando em Canoas. Além da medalha de ouro, o paratleta garantiu vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris deste ano. Ele volta com a missão de atleta cumprida e agora vai assumir a missão de filho para apoiar a sua família em um momento de tragédia.