Estreante no Mundial de Atletismo Paralímpico, o gaúcho Wallison Fortes, 27 anos, conquistou a medalha de ouro no torneio que está sendo disputado em Kobe, no Japão. Ele venceu, neste sábado (25) a prova dos 200m T64, dedicada a atletas com amputação unilateral abaixo do joelho.
Wallison chegou em segundo, atrás do italiano Francesco Loragno. No entanto, o adversário foi desclassificado por pisar na linha, deixando o brasileiro com o ouro. Com o resultado, o atleta garantiu vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris, neste ano.
— Foi uma bela estreia em Mundiais. Não é mérito só meu. É de toda a equipe. Foi um momento muito difícil ver a nossa casa muito afetada pela chuva, meus pais passando por aquela situação. Mas isso me encorajou — desabafou Wallison, ao canal SporTV após a corrida.
Ele reside com a família em Eldorado do Sul, cidade diretamente afetada pelas enchentes no Estado.
Com o resultado conquistado, o Brasil chegou a 19 medalhas de ouro no Mundial do Japão, superando a melhor marca, que era de 16 em Lyon 2013. A delegação brasileira terminou o torneio com o segundo lugar no quadro de medalhas, com 42 no total. Foram 12 pratas e 11 bronzes, além dos 19 ouros. A China foi a líder com 87 medalhas, sendo 33 douradas.